Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 21 de agosto de 2017

Compartilhe

 Estratégia para apoiar empresas que participam do processo foi pauta de reunião

 A Comissão de Assuntos Relevantes para monitorar a implantação do curso de graduação em medicina na cidade de Limeira se reuniu nesta sexta-feira, 18 de agosto, com o prefeito Mario Botion, no gabinete do Executivo. Em pauta foram debatidas estratégias para apoio às empresas que participam do processo para instalação do curso na cidade.

 Antes do diálogo com o prefeito, o parlamentar Wagner Barbosa (PSB), autor da proposta, abriu a reunião com a constituição dos papeis de cada membro do colegiado. O proponente foi nomeado presidente, a vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), vice-presidente; como secretária, Lu Bogo (PR); Dr. Rafael Camargo (PMDB), relator; e Dr. Marcelo Rossi (PSD), membro.

 Limeira está entre as cidades habilitadas para participar do processo de chamada pública do Ministério da Educação para receber autorização do curso de ensino superior. Também concorrem Ijuí (RS) e Tucuruí (PA). Durante o processo, as propostas inscritas serão analisadas por integrantes do corpo técnico e comissões constituídas pelo Ministério.

 Entre as etapas de avaliação para admissibilidade das propostas estão as análises da capacidade econômico-financeira da mantenedora, de mérito das propostas e da experiência regulatória da mantida indicada. A homologação do resultado final será divulgada no dia 31 de janeiro de 2018.

 “É só uma questão de tempo”, afirmou o prefeito Mario Botion aos vereadores, destacando o otimismo com a instalação do curso de medicina. Ele informou que conversou com representantes de quatro mantenedoras que concorrem à autorização do MEC.

 Ele solicitou às participantes o compromisso de que 10% das bolsas de estudo, previstas em edital, sejam destinas aos moradores de Limeira, isso respeitando o perfil socioeconômico dos universitários que ingressarem na faculdade. O curso contará com 55 vagas no total.

 O presidente da Comissão foi enfático ao reafirmar a importância do trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara para oferecer os incentivos necessários à mantenedora que vencer o processo. “É importante o esforço integrado entre o Legislativo, o Executivo e as participantes, para que o curso, tão sonhado pela população, seja concretizado”, reforçou o vereador. Em conversa com Botion, ficou acertada uma nova reunião após a divulgação da classificação da empresa vencedora. O resultado preliminar será publicado pelo MEC em 30 de outubro deste ano.

 Fazem parte das atividades do colegiado da Câmara o acompanhamento dos trâmites do edital, a verificação das propostas apresentadas pelas mantenedoras para autorização do funcionamento do curso de medicina, bem como a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município. A comissão terá 120 dias para execução dos trabalhos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários