Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 25 de agosto de 2017

Compartilhe

 Diversas atividades já começaram a ser realizadas

 Os dois primeiros Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) já estão funcionando em Limeira. Mantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o Nasf Aeroporto e o Nasf Nossa Senhora das Dores 2 oferecem diversas atividades de promoção à saúde. O programa foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 e implementado no município neste ano graças aos esforços da gestão do prefeito Mario Botion, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

 Segundo o psicólogo e coordenador do Nasf no município, Denis Jambas, a iniciativa propõe a inversão da lógica de atendimento à saúde. “A proposta é investir na prevenção em vez de curar a pessoa depois que ela adoeceu.” Ele também ressalta o caráter multiprofissional do Nasf, que envolve a atuação de psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, acupunturista, médico, farmacêutico, entre outros.

 O fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a territorialidade são outros pontos destacados pelo coordenador. Atualmente, cada Nasf abrange cinco unidades de saúde, complementando o trabalho já realizado pelas equipes de saúde da família aos munícipes. “Inicialmente fazemos o levantamento das necessidades daquela localidade, e a partir daí, desenvolvemos ações preventivas”. O “mapeamento” do perfil de saúde da população atendida pelo Nasf inclui informações epidemiológicas e sobre as doenças de maior prevalência em cada região.

 Várias atividades já começaram a ser realizadas pelas equipes do Nasf. Para prevenir e combater a obesidade, por exemplo, os profissionais do Nasf criaram um grupo de reeducação alimentar, chamado “Pense Magro”. Os participantes passaram por avaliação médica e nutricional, em que receberam orientações sobre a adoção de um cardápio mais saudável. O grupo reúne-se uma vez por semana para avaliar os resultados, sempre com o acompanhamento de uma psicóloga. Sessões de alongamento também sendo usadas para correção postural, alívio de dores e prevenção a problemas relacionados ao envelhecimento.

 Outra ação que vem atraindo cada vez mais adeptos é a acupuntura auricular, empreendida pela fisioterapeuta e acupunturista do Nasf Rosana Marcondes Meira de Moura. Ela avalia positivamente os benefícios da prática, sobretudo no combate à fibromialgia. “A acupuntura proporciona a melhoria da qualidade de vida, ajuda a harmonizar os pensamentos e a equilibrar a energia corporal. Se a mente está boa, o corpo também está”, afirmou.

 Uma das pacientes atendidas pela acupunturista é Maria Gomes Barbosa dos Santos, de 79 anos, que reside no Pq. Nossa Senhora das Dores. Ela conta que começou a trabalhar na lavoura de café e algodão desde os oito anos de idade, quando morava em Várzea Alegre, no Ceará. Com apenas dois meses de sessões de acupuntura, ela está satisfeita com os efeitos. “Sentia muitas dores nas costas. Graças a Deus estou melhorando, quase não andava mais.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Serviço:

 O Nasf Aeroporto abrange a população dos centros de saúde “Kühl 1, Kühl 2, Lagoa Nova, Odécio Degan e Aeroporto”. Já o Nasf Nossa Senhora das Dores 2 atende aos moradores dos centros de saúde “Belinha Ometto 1, Belinha Ometto 2, Belinha Ometto 3, Nossa Senhora das Dores 1 e Nossa Senhora das Dores 2”. Moradores desses bairros interessados no trabalho de acupuntura e alongamento, bem como na participação no “Pense Magro” devem procurar informações diretamente nas unidades citadas.


Compartilhe

Comentários

comentários