Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 25 de agosto de 2017

Compartilhe

 Trabalho deve ser concluído em 2018

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT/Unicamp), vai realizar a partir do próximo mês o censo arbóreo do município. O inventário dos espécimes arbóreos vai permitir a atualização das informações e a elaboração do diagnóstico da arborização urbana. Todos os dados irão orientar as prioridades e ações a serem tomadas pelo atual governo. O último censo arbóreo da cidade foi realizado em 2008. “A grande motivação deste projeto é a necessidade de avaliar a situação das árvores do município e através disso fazer um planejamento de arborização urbana eficiente”, explicou o secretário Paulo Trigo.

 Uma novidade do novo inventário é a utilização de um aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental. Por meio do programa será possível cadastrar cada árvore, com suas coordenadas geográficas capturadas por GPS, e aspectos qualitativos da mesma, tudo isso de forma rápida e eficaz. O trabalho em campo contará com o apoio de estagiários dos cursos de Tecnologia e Engenharia Ambiental da FT/Unicamp. Os alunos receberão treinamento e serão orientados pelos técnicos do Departamento de Licenciamento e Fiscalização para realizar a identificação das espécies, porte, condições fitossanitárias das árvores e possíveis conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica. “A parceria com a Unicamp reforça a importância da aproximação entre o poder público e a instituição de ensino”, comentou Trigo.

 O processo de inventário, incluindo a consolidação de todo o banco de dados de informações sobre a arborização urbana, será concluído em 2018. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários