Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 29 de agosto de 2017

Compartilhe

 Limeira é uma das 30 cidades do Brasil que recebem o programa federal e fazem parte de uma pesquisa nacional

 Representantes do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) participaram, durante toda a semana passada, de uma capacitação para o programa federal Criança Feliz. Estiveram na  capacitação a diretora da Proteção Social Léia Serrano e a coordenadora do CadÚnico (Cadastro Único) Vanessa Godoy, que serão coordenadora e supervisora, respectivamente, do projeto em Limeira. Durante o mês de setembro, os 14 visitadores do município – responsáveis pelas visitas às famílias, serão capacitados por elas.

 O Criança Feliz tem como ponto central a visita domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para orientar os cuidadores sobre as melhores formas de estimular o desenvolvimento dos filhos. “O projeto visa o estímulo da criança junto à família, desenvolver o vínculo com a mãe ou o cuidador, porque muitas vezes, quem fica com a criança não é a mãe”, explicou Léia.

 Limeira é uma das 30 cidades do Brasil que recebem o programa federal e fazem parte de uma pesquisa nacional. Segundo o próprio ministério, o Criança Feliz terá uma ferramenta para monitorar e avaliar o impacto das ações com um sistema inédito. “O grande diferencial desse programa é que nós vamos até as famílias durante as visitas nos domicílios. Vimos que o programa pode ter um impacto social muito grande e em diferentes áreas, como por exemplo, diminuir o índice de acolhimento de crianças e jovens, umas vez que você desenvolve o vínculo com a família”, completou a diretora.

 O Criança Feliz é um programa intersetorial que envolve as áreas de assistência social, educação, saúde e outras políticas transversais. Ainda este mês, o Ministério do Desenvolvimento Social deve encaminhar uma listagem com as famílias que serão beneficiadas nesta etapa do programa em Limeira.

 O programa priorizará a primeira infância, ou seja, gestantes, crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A previsão é que em outubro o Criança Feliz tenha início no município. Antes disso, porém, será realizado um seminário para explicar para a população sobre o projeto, assim como o cronograma completo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários