Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 1 de setembro de 2017

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 Confira as ações

 Um resumo de ações referentes aos oito primeiros meses da administração de Mario Botion foi apresentado à sociedade em evento realizado no Teatro Nair Belo, na noite de quinta-feira (31). A prestação de contas reuniu as principais medidas adotadas pelas secretarias municipais de janeiro a agosto. “Estamos trabalhando de forma efetiva e produzindo serviços de qualidade à população, isso apesar das dificuldades financeiras que estamos enfrentando”, afirmou Botion, durante o início da apresentação. Além disso, medidas foram adotadas em várias secretarias para desburocartizar e agilizar a máquina pública.

 A exposição, feita pelo próprio prefeito, teve início com menções sobre a situação financeira do município. O prefeito lembrou que, em janeiro, quando assumiu, o déficit financeiro da Prefeitura era de R$ 30,8 milhões. A queda drástica na arrecadação com recursos repassados pelo Estado e União agravaram ainda mais o quadro, isso somado a dívidas judiciais herdadas de governos passados e que exigem o pagamento neste momento, como do ARO (Antecipação de Receita Orçamentária), empréstimo contraído em 1996, e agora cobrado pelo Banco Santander e de precatórios (ordens judiciais de pagamentos). Somente o valor do ARO, implica numa dúvida de R$ 259,8 milhões. Já os precatórios de 2017 representam uma dívida de R$ 31,6 milhões, enquanto que em 2018, serão mais 126 milhões.

 Com a grave crise, a atual administração vem tomando medidas de economia. Uma delas se dá com a redução do quadro de funcionários comissionados, um compromisso celebrado pelo prefeito ainda na campanha eleitoral de 2016. Um balanço oficial demonstra que houve uma redução de 25% nos valores dos cargos comissionados ocupados, em relação a 2016.

 Os dados tomam como base o mês de junho. Em junho de 2014, a prefeitura empregava 488 comissionados; em 2015, 520 e em 2016, 502. No atual governo, 409 funções comissionadas estão ocupadas, de acordo com o balanço oficial. Além disso, foram extintos o SAAE e duas áreas com porte de Secretaria (Ouvidoria e Corregedoria). (Da redação Portal Notícia de Limeira)

AÇÕES

 O evento de quinta-feira teve como parte principal o balanço das ações. Elas foram apresentadas em um telão e comentadas pelo prefeito. Os detalhes do trabalho realizado foi dividido por secretarias, incluindo o gabinete do prefeito. Entre as ações apresentadas, estão:

Administração – capacitação de 1923 servidores para atendimento público

Comunicação Social – produção de 102 vídeos coberturas e 2.153 atendimentos à imprensa

Cultura – Processo de descentralização das atividades, como a apresentação da Via Sacra no Bairro dos Frades (4 mil pessoas); Carnaval (seis mil pessoas), Canta Limeira (3 mil), Virada Cultural (mais de 25 mil)

Desenvolvimento, Turismo e Inovação – atendimento ao empreendedor (3.189 pessoas), Plano Diretor de Turismo

Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – plantio de 1.282 árvores, 35.000 m2 de áreas de preservação permanente restauradas

Educação – balanço de alunos atendidos, criação de 300 vagas em creches

Esportes (criação do Programa de Esportes Adaptados – Proesa)

Fazenda (Aumento de 46% na arrecadação da dívida ativa em relação a 2016) e legislação que prevê reparcelamento e parcelamento em até 120 vezes.

Gestão Estratégica (criação de sistemas para agilizar a máquina pública) e Programação de Metas da Administração para os próximos quatro anos

Habitação – controle e fiscalização (4.980 atendimentos), mutirão de regularização de imóveis.

Mobilidade Urbana – implantação de semáforos e sinalização

Obras e Serviços Públicos – inúmeras obras e serviços diversos de zeladoria

Urbanismo – medidas para agilizar atendimento e desburocratizar o serviço público

Saúde – 110.905 consultas e 25 milhões de medicamentos entregues, informatização das farmácias

Segurança Pública – 1.033 ocorrências

Ceprosom – 44.653 atendimentos realizados, inclusive atendimento na zona rural

IPML – Criação de protocolo no próprio instituto

Gabinete – Prefeito no bairro


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