Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de setembro de 2017

Compartilhe

 O evento foi realizado no auditório do COL

 O prefeito Mario Botion participou nesta sexta-feira (1º), da cerimônia de lançamento do Outubro Rosa 2017 – campanha de conscientização da doença, que facilitará o acesso à mamografia a partir da próxima segunda (4). Em Limeira, a iniciativa é realizada mediante parceria da Santa Casa, Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. Neste ano, o COL (Centro de Oncologia de Limeira) atendeu 120 novos casos de câncer de mama no município, o que representa 23% de um total de 517 atendimentos.

 O evento foi realizado no auditório do COL e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, do vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, da presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) Maria Aucélia Damaceno, da assessora executiva da Secretaria de Saúde Sílvia Della Riva, do provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin, da presidente e fundadora da Alicc, Marilene Bagnato, além de autoridades, voluntários e médicos do hospital.

 Avaliando positivamente a antecipação da campanha para o mês de setembro, Botion destacou a importância da parceria da prefeitura com as demais instituições. “É preciso ter as mãos sempre estendidas para todas as iniciativas coletivas, como as desenvolvidas pela Alicc, que desempenham papel fundamental na sociedade e fazem trabalho complementar ao serviço público”, frisou.

 Dr. Júlio, autor da lei 5.178/13, que institui no município a campanha Outubro Rosa, falou sobre a dificuldade do paciente em receber o diagnóstico de câncer e, por outro lado, da importância do apoio de entidades que auxiliam o paciente no enfrentamento da doença. A coordenadora de Patologia Mamária da Alicc, Noeli Arcaro Benedetti, ressaltou a excelência do trabalho realizado pela entidade. “Devemos enfrentar o câncer com atitude e coragem”, disse.

 Na ocasião, a médica oncologista do COL, Ana Helena de Pádua, apresentou dados estatísticos sobre a incidência de câncer no Brasil, tomando como base dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). São 600 mil novos casos de câncer anualmente, e desse total, 60 mil são câncer de mama. “A doença é a primeira causa de câncer em mulheres, correspondendo a 28% do total de ocorrências dessa natureza”, salientou. Em Limeira, de acordo com a médica, houve aumento dos atendimentos no COL. Foram 155 casos em 2015, contra 190 casos em 2016. “Não existe prevenção ao câncer de mama e sim diagnóstico precoce. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais alta serão as chances de cura. O Inca, segundo a oncologista, recomenda que a primeira mamografia seja realizada aos 35 anos, para mulheres com histórico de câncer de mama na família, e 40 anos nos demais casos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários