Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de setembro de 2017

Compartilhe

 Confira as dicas para evitar acidentes

 A Secretaria de Saúde de Limeira orienta a população sobre medidas para prevenir acidentes com escorpiões, animais que gostam de viver em lugares escuros e úmidos, como lixo, frestas de muros, entulho, madeiras, restos de material de construção e terrenos baldios. Neste segundo semestre, foram registradas 73 ocorrências envolvendo o aracnídeo. O hospital de referência para atendimento às vítimas é a Santa Casa.

 A chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, afirma que os acidentes geralmente ocorrem quando as pessoas entram em contato com os locais onde os escorpiões estão escondidos, como frestas nas paredes, ralos, sapatos, roupas e toalhas. “O controle mais eficaz é a adoção por parte da população de medidas que eliminem a possibilidade de alimento e abrigo. É importante cuidar da área externa e interna de cada imóvel”, salientou.

 Há 1.600 espécies de escorpião no mundo, mas em Limeira são encontradas duas delas, de acordo com a bióloga da Divisão, Daniela Coelho Terossi: a T. serrulatus e a T. bahiensis, respectivamente, conhecidas como escorpião amarelo e escorpião preto. Ambas são venenosas, sendo que a ocorrência do escorpião amarelo é maior. A bióloga ressalta que a falta de predadores e a facilidade de adaptação ao meio urbano também facilitam a proliferação do animal. Os escorpiões são animais terrestres, de hábitos noturnos e carnívoros – alimentam-se principalmente de baratas.

 O que fazer em caso de acidentes:

 O local deve ser lavado apenas com água e sabão. A área atingida não deve receber nenhum tipo de creme ou pomada, apenas o médico pode indicar o tratamento adequado. A vítima deve ser encaminhada para atendimento na Santa Casa, que é a referência para essasocorrências e que possui o soro antiescorpiônico. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Veja a seguir, cuidados para evitar acidentes:

– Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;

– Elimine frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas;

– Conserve camas e berços afastados da parede. Evite que lençóis e cobertas toquem o chão;

– Proteja as soleiras das portas com borradas ou rolos de areia;

– Elimine baratas. Elas são o alimento preferido do escorpião;

– Mantenha limpas e vedadas caixas de gordura, de esgoto e de rede elétrica e de telefonia;

– O lixo deve ser colocado em recipientes fechados;

– Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, chão, tanques e banheiros;

– Terrenos baldios devem ser mantidos constantemente limpos. Denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas ao sistema 156.


Compartilhe

Comentários

comentários