Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 13 de setembro de 2017

Compartilhe

 Kits são compostos por antena digital, conversor e controle remoto

 A Prefeitura de Limeira e a ONG Seja Digital anunciaram na tarde de hoje (13) o início da distribuição dos kits gratuitos para conversão do sinal analógico em digital. A informação foi passada em coletiva à imprensa, no Edifício Prada. Os limeirenses cadastrados nos programas sociais do governo federal já podem consultar sobre a participação no programa no site sejadigital.com.br/kit ou pelo telefone 147. É necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que receba a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV. Para receber o kit, o usuário deverá realizar o agendamento da retirada e escolher, inicialmente, entre três pontos de distribuição.

 Os kits são compostos por antena digital, conversor e controle remoto. Os materiais são necessários caso o aparelho de televisão da residência for de tubo ou fabricado antes de 2010. Televisores de tela fina fabricados depois de 2010 precisam apenas de uma antena para TV Digital. A partir do dia 29 de novembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema.

 O prefeito Mario Botion colocou a estrutura do município à disposição para que seja possível atender a todos os beneficiados. Serão distribuídos mais de 30 mil kits em Limeira. “Estamos sensíveis e atentos a tudo o que pode trazer benefícios para a população, portanto assim que fomos contatados, prontamente recebemos a Seja Digital”, destacou.

 A gerente regional da Seja Digital em Campinas, Andreia Marques, realizou uma explicação técnica e destacou que a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Japão, França e Estados Unidos. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados.”

 O processo de mudança em andamento no Brasil é inspirado na experiência do Reino Unido, com a distribuição de conversores para a população de baixa renda. De acordo com Andreia, esse modelo permite mais tranquilidade e sustentabilidade no momento da transição. Entre os benefícios do sinal digital, a gerente cita, além da qualidade da imagem, a inclusão. “Com todas as residências devidamente adaptadas, haverá mais acesso a recursos como a tradução simultânea da programação para Libras e audiodescrição”, frisou.

 Ao final do evento, Botion recebeu um kit como presente da Seja Digital. Ele agradeceu, mas pediu licença para fazer uma doação ao próximo limeirense que fizer o agendamento no site da organização.

Informar, orientar e mobilizar

 Para informar e preparar a população, a estratégia da Seja Digital é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. “O processo acontecerá de maneira semelhante ao que fizemos em Brasília, São Paulo, Goiânia e Recife”, afirma Patricia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital. “Além da campanha com filmes na TV e na internet, teremos peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito.”

 A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital, conversor, controle remoto, cabos e pilhas.

Sobre a Seja Digital

 A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários