Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 22 de setembro de 2017

Compartilhe

 Iniciativa visa conscientizar a população sobre os problemas causados pelo greening

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, participa da campanha “ Unidos Contra o Greening”, promovida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). A iniciativa visa conscientizar a população sobre os problemas causados pelo greening e as ações que podem ser feitas para combater a doença. De acordo com o secretário Paulo Trigo, a pasta irá agilizar os processos de licenciamento para substituições das árvores das espécies murtas (dama da noite) e citrus no perímetro urbano. Essas plantas hospedam e reproduzem o inseto psilídeo, que transmite a doença. “A adesão do município é fundamental uma vez que a campanha tem como objetivos fortalecer os elos da cadeia produtiva e ampliar as condições de desenvolvimento da cidade, que é considerada berço da citricultura do Estado de São Paulo”, destacou Trigo.

 O greening é uma doença sem cura que afeta os pomares de citros (laranja, limão e mexerica) no mundo inteiro. Devido ao seu grande poder destrutivo e alta capacidade de contágio, é considerado a maior ameaça à citricultura em escala mundial. O tema da campanha foi apresentado aos técnicos da secretaria na 19ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural pelaengenheira agrônoma Carla Maria de Meo, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI Regional de Limeira).

REUNIÃO

 O Departamento de Extensão Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (19) a 19ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro, presidido pelo diretor de Extensão Rural, o engenheiro agrônomo Dirceu Brasil Viera, contou com a presença do secretário Paulo Trigo, além dos membros do conselho e convidados. A pauta da reunião abordou a campanha “Unidos Contra o Greening” e uma discussão sobre o Decreto n° 220/2016, que regulamenta o Serviço de Inspeção Municipal –SIM. Na ocasião támbém foi formado um grupo técnico para discutir a regulamentação da inspeção vegetal no município. As reuniões do conselho são realizadas a cada dois meses para discutir assuntos relevantes sobre a extensão rural do município. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários