Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 26 de setembro de 2017

Compartilhe

 Atendimentos no Semil ocorrem de segunda a sexta-feira

 A Prefeitura de Limeira e o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) promoveram nessa terça-feira (26), na Praça Toledo Barros, uma das ações realizadas ao longo da semana para marcar o Dia Nacional do Surdo. Profissionais da Secretaria de Saúde aplicaram testes rápidos de detecção da Sífilis – doença que pode causar a surdez em bebês. Professores e alunos atendidos pelo Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Auditiva, distribuíram kits contendo uma ilustração do alfabeto manual e uma mãozinha com o sinal da expressão “eu te amo” na língua de Libras.

 Segundo a assistente social e coordenadora do João Fischer, Marina Elisabete de Alencar, um dos objetivos do evento é despertar a população sobre a necessidade de inclusão dos surdos. “A pessoa com deficiência costuma ficar invisível perante a sociedade. Eventos como esse são uma boa oportunidade mostrar o trabalho desenvolvido no município”, disse. Mantido pelo Ceprosom, o Centro Educacional atende atualmente 53 pessoas, de 1 a 35 anos. A sede fica na Rua Carlos Gomes, 1.418, no Centro. Informações pelo telefone 3442-7930.

PREVENÇÃO

 Os pacientes que apresentaram resultado positivo no teste rápido foram encaminhados ao Semil – (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas) que é referência para tratamento de Hepatite, HIV e Sífilis na prefeitura. A população também recebeu orientações sobre a doença, causada pela bactéria Treponema pallidum.

 A sífilis pode ser transmitida na relação sexual desprotegida e da mãe para o filho na gravidez (sífilis congênita). No bebê a sífilis pode ocasionar surdez, cegueira e deformidades esqueléticas. Os primeiros sinais, que aparecem em média 21 dias após o contágio, são pequenas lesões (feridas) nos órgãos genitais, caroços nas virilhas (ínguas), manchas em várias partes do corpo e queda de cabelo.

 Os atendimentos no Semil ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Sergipe, 906 – Vila Cláudia. Exames devem ser agendados pelo telefone 3442-4796.
PARCERIA
 A iniciativa na Toledo Barros recebeu apoio da Secretaria de Cultura, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Câmara Municipal e Senac – que compareceu ao evento com adolescentes atendidos pelo programa inclusivo “Desenvolvimento e Trabalho”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários