Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 27 de setembro de 2017

Compartilhe

 Iniciativa faz parte do Outubro Rosa

 A equipe do Saúde Sobre Rodas da Prefeitura de Limeira esteve na manhã desta quarta-feira (27) no condomínio Recanto dos Pássaros, para coleta de exames de citologia oncótica, agendamento de mamografia e palestras de prevenção ao câncer de mama.

 A iniciativa faz parte do Outubro Rosa – campanha de conscientização ao câncer de mama, que tem como objetivo facilitar o acesso ao exame de mamografia e levar informação à população. Todas as pacientes agendadas, de 40 a 69 anos, farão o exame na Santa Casa, que ao lado da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) – é parceira no projeto.

 O programa Saúde Sobre Rodas é executado pela Secretaria de Saúde e visa levar atendimento médico até as áreas mais afastadas da cidade. Apenas no Recanto dos Pássaros, são beneficiados 2.500 pessoas. Para tanto, a ação conta com um ônibus especialmente adaptado para esse fim, além de uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiro, agente de saúde, entre outros. “É uma forma de atuar na prevenção e manter a saúde da população em dia”, afirmou a enfermeira e coordenadora dos trabalhos, Giovana D’Andrea De Nardi Bühl.

 Um dos médicos que acompanhava a equipe, Jorge Alberto Diaz – que está em Limeira graças ao programa Mais Médicos, do governo federal – avaliou positivamente a interação com a comunidade. Ele destacou, ainda, a importância das mulheres ficarem atentas quanto ao câncer de mama. “É preciso observar periodicamente a cor da pele e a morfologia das mamas. A região das axilas também merece atenção”, comentou.

 Para a moradora do condomínio Elizabete de Lima Oliveira, de 46 anos, a iniciativa facilita o acesso à saúde. Ela contou que frequentava a unidade de saúde do Jd. Aeroporto, mas agora recebe a visita do médico no próprio local onde reside. “Estava sem fazer o papanicolau há dois anos, aproveitei para agendar também a mamografia”, disse.

 O atendimento no Recando dos Pássaros é periódico e as próximas visitas do Saúde Sobre Rodas estão marcadas para os dias 25 e 27 de outubro, a partir das 8h. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários