Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 30 de setembro de 2017

Compartilhe

 Capacitação foi nesta sexta-feira (29)

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira (29) uma reciclagem sobre os procedimentos para poda de árvore. A capacitação, ministrada pelo sercretário  Paulo Trigo e pelo diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização, Rogério Mesquita, foi voltada aos servidores da secretaria de Obras e Serviços Públicos e funcionários de empresas terceirizadas que realizam o serviço  de poda. O diretor de Serviços Públicos, José Gabriel Borges Soares também esteve presente.

 Na ocasião, o secretário explicou que para que a poda seja executada de maneira adequada é  necessário que o serviço seja feito por profissionais habilitados e sempre precedida por uma avaliação. “Antes de realizar a poda é preciso avaliar as condições da árvore e a real necessidade da intervenção para que não ocorra podas excessivas, mutilaçõe ou até a perda do vegetal. É importante destacar que as podas devem ser adequadas às espécies e sua demanda fisiológica ”, disse Paulo Trigo.

 O secretário também reforçou que a poda de árvores deve seguir a norma ABNT NBR 16246-1 (Florestas Urbanas-Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas), a qual descreve os tipos adequados para cada situação. No caso da poda de limpeza, por exemplo, são retirados os galhos secos, inativos ou mal formados, além de ser usada para recuperar árvores danificadas. Já a poda de formação visa adequar o direcionamento da copa da árvore ao ambiente onde ela está plantada, reduzindo interferências na circulação de pedestres, veículos e nas edificações. “O objetivo é orientar os responsáveis pelo manejo da arborização urbana sobre as novas diretrizes propostas pelo atual governo. A poda de árvore faz parte de todo este processo”, enfatizou Paulo Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários