Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de outubro de 2017

Compartilhe

 A programação do Mês do Idoso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social de Solidariedade

 A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, participou nesta segunda-feira (2), da abertura do Mês do Idoso, durante cerimônia realizada no auditório do Senac, em Limeira. Após a abertura, houve uma palestra sobre “Direitos e Deveres dos Idosos”, ministrada pela assistente social e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Unicamp, Ana Maria de Arruda Camargo.

 A programação do Mês do Idoso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social de Solidariedade, o Ceprosom e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Na próxima quarta-feira (4), às 14h, haverá a escolha da Miss e Mister Terceira Idade. Na quinta-feira (5), às 13h30, o baile “A primavera da Vida” tomará conta do Salão Social do Nosso Clube. A programação continua na sexta-feira (6), com o “Show de Talentos da Terceira Idade – Avós Arteiros”. Na semana de 18 a 24, o público poderá conferir a exposição “Olhares Maduros”, em cartaz na galeria do Teatro Vitória.

 Roberta falou da alegria em participar da abertura das atividades para relembrar o lançamento do Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003), que representou um avanço na garantia de direitos às pessoas de 60 anos ou mais. “Desde o início da gestão do prefeito Mario Botion estamos dando atenção especial aos idosos”, frisou. Ela, ainda, informou que o município já trabalha na organização dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), que serão realizados em Limeira, a partir de 14 de março de 2018.

 A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, ressaltou que atualmente 2.500 idosos são atendidos pelos programas sociais do município e que a intenção é ampliar cada vez mais a oferta, sobretudo na região rural. Ela comentou, ainda, que o aumento da expectativa de vida da população também cria a necessidade de ações específicas. “Estamos estudando programas de assistência para os chamados ‘idosos hipervulneráveis’ – pessoas com mais de 80 anos.”

 A proteção do idoso frente a situações de abandono e violência foi observada pela diretora da Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano. “O Mês do Idoso é um momento importante para pensar sobre as questões relacionadas a esse segmento da população. É um prazer trabalhar com grupos da melhor idade”, disse.

 Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rebeca São Felice, chamou a atenção para o contínuo processo de envelhecimento da população. Ela citou estatísticas da Fundação Seade, segundo as quais Limeira terá 48.550 idosos em 2020 – atualmente são 44 mil. “Os idosos devem manter-se ativos. Hoje temos 32 grupos nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, afirmou. Ela também elencou outros programasde atendimento ao idoso, como o Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso (que atende 800 pessoas/mês) o Centro Dia, os seis Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Grupo de Ciranda. “Temos várias opções para o envelhecimento saudável”, disse. Informações sobre atividades desenvolvidas pelo Ceprosom podem ser obtidas pelo telefone 3404-6200.

 A abertura do Mês do Idoso contou com a presença de vereadoras da terceira idade, integrantes do Conselho do Fundo Social de Solidariedade, participantes dos grupos de Fortalecimento de Vínculos, entre outras. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários