Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 4 de outubro de 2017

Compartilhe

 Atividades do grupamento se concentram principalmente na região central da cidade

 Dezoito quilômetros. Essa é a média percorrida diariamente por cada integrante do Grupamento Ciclístico da Guarda Civil Municipal de Limeira. O grupo é composto por 12 gcms, que se revezam em dois turnos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente estima que se esse patrulhamento fosse realizado por viaturas, seriam consumidos por mês 392 litros de gasolina, e emitidos na atmosfera cerca de 221 kg de CO2 equivalente, que são gás cabônico e outros gases.

 “Contar com um grupamento ciclístico na cidade interfere diretamente na qualidade do ar que respiramos”, destaca o diretor de educação ambiental da pasta, Augusto Schiavetto. Ele fala que a qualidade do ar de Limeira geralmente está classificada pela Cestesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) como boa, com índice entre zero e 40, ficando no nível N1. Nesta semana, o índice está em 25. O secretário Paulo Trigo defende o uso da bicicleta pela população para deslocamentos de até 8 km. Ele também faz um apelo aos motoristas: “é necessário construir uma cultura de respeito ao ciclista”.

 As atividades do grupamento se concentram principalmente na região central da cidade, e sua característica permite um atendimento mais dinâmico e ágil. O coordenador da equipe, Walter Leutsinger, ressalta que é possível desenvolver um relacionamento mais próximo com a população, em especial com os comerciantes. “Nosso trabalho também consiste em estimular a população a usar a bicicleta para se locomover na cidade. É um benefício para a saúde, sob diversos aspectos”, afirma Leutsinger. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários