Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de outubro de 2017

Compartilhe

 Prefeitura de Limeira também participa da campanha “Unidos Contra o Greening”

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, iniciou em junho deste ano, durante a execução do projeto de rearborização da área central, um novo modelo de gestão participativa na arborização urbana. Com a iniciativa, os munícipes têm a oportunidade de escolher qual árvore prefere dentro de uma lista de espécies nativas para que seja plantada na calçada em frente ao seu imóvel. Além da escolha da espécie, a população recebe orientações a respeito dos cuidados como irrigação nas primeiras semanas e vigilância contra o vandalismo. “Essa é uma forma de as pessoas participarem efetivamente do processo de arborização urbana e aumentar o sentimento de pertencimento ao ambiente e a valorização das árvores na área urbana”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo.

 José Reinando Lintemani, que reside na Rua Gumercindo de Godoy, na região central, está satisfeito com o novo modelo de gestão participativa na arborização. “Assim que a prefeitura de Limeira lançou o programa de incentivo ao plantio de árvores frutíferas na urbanização da cidade, eu liguei e fui atendido prontamente. Vieram dois técnicos para analisar as árvores aqui existentes, que haviam ressecado, eram murtas (Murraya paniculata), e eles me explicaram que as murtas não poderiam mais ser replantadas, pois eram hospedeiras de um fungo prejudicial à agricultura da região. Daí me perguntaram se eu gostaria de plantar no local árvores ornamentais ou frutíferas e optei por duas pitangueiras, que estão crescendo com vigor na minha calçada”. Agradeço à prefeitura de Limeira que está fazendo um bom trabalho, disse Lintemani.

 Paulo Trigo também enfatizou que a expansão da arborização urbana vai trazer benefícios ao município como maior conforto térmico, ampliação da biodiversidade, redução da poluição atmosférica e melhora da umidade relativa do ar. Recentemente, a pasta divulgou que realizou o plantio de 106 mudas de espécies nativas em canteiros vazios, localizados na região central. Também foram substituídas 29 árvores que estavam secas por espécies adequadas para cada tipo de local, como calçadas com ou sem fiação elétrica. Além da área central, o plantio de mudas tem sido realizado em outras regiões da cidade.

 A Prefeitura de Limeira também participa da campanha “Unidos Contra o Greening”, promovida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). A iniciativa visa conscientizar a população sobre os problemas causados pelo greening e as ações que podem ser feitas para combater a doença. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente está agilizando os processos de licenciamento para a substituição das árvores das espécies murtas e citrus no perímetro urbano. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários