Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 17 de outubro de 2017

Compartilhe

 A ação é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação

 Os vencedores do Concurso de Atividades sobre a Erradicação do Trabalho Infantil receberam premiação na noite de ontem (16), no Teatro Nair Bello. Cerca de 16 mil alunos, do segundo ciclo da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, participaram da atividade. O tema foi “Brincar e aprender, trabalhar quando crescer”. Os trabalhos, que incluem desenhos, verbetes, paródias e cartas de opinião, foram avaliados por uma banca de jurados. Durante o evento, ocorreu apresentação da paródia vencedora, da música “Você partiu meu coração”, e de um vídeo elaborado pelos alunos da Emeief José Justino, sob orientação da professora Sílvia Somera, com o tema “Prevenção e erradicação do trabalho infantil”.

 A ação, que é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, visa sensibilizar alunos, famílias, equipes escolares e comunidade em geral sobre os prejuízos que o trabalho infantil causa ao desenvolvimento infanto-juvenil. O prefeito Mario Botion elogiou o trabalho desenvolvido pela pasta. “É um tema de grande relevância, que deve estar sempre em pauta para que sejamos capazes de garantir o direito da criança de brincar e estudar”, frisou.

 O concurso integra ações de cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta nº 5.537/2009, que prevê a realização de ações intersetoriais para a erradicação do trabalho infantil, e à Lei Municipal nº 3.282/2001, que estabelece a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. No Brasil, a mão de obra infantil foi utilizada desde a colonização, e somente com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, a criança passa a ser tratada como sujeito de direitos. Em 1990, é criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Limeira, desde 2006 a questão tem destaque, devido principalmente ao trabalho infantil na produção de joias. Neste cenário, em 2009 é firmado na cidade um Termo de Ajustamento de Conduta que prevê ações de combate ao trabalho infantil.

Confira os vencedores:

Categoria A – Desenho Temático

Aluna: Emanuela Pinheiro Rodrigues

2ª etapa – Emeief Maria Aparecida Degaspare.

Professora: Márcia Geni P. Cavichia.

Categoria B – Verbetes de Curiosidade

Aluna: Isabele Nadieli Costa

3º ano – Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra.

Professora: Ana Paula Furlan Pereira.

Categoria C – Paródia

Aluna: Giovana Caroline Carvalho

5º ano – Ceief Maria Paulina Rodrigues Provinciatto

Professora: Sara Cristina Arruda Sípoli

Categoria D – Carta de Opinião

Aluno: José Roberto Nascimento

Emes – Educação de Jovens e Adultos

Professora: Adriana Figueiredo (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários