Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de outubro de 2017

Compartilhe

 Objetivo é favorecer o desenvolvimento das relações sociais e promover o estímulo à independência em AVD
 O Núcleo de Saúde TEA (Transtorno do Espectro Autista) realizou nesta quinta-feira (19), uma confraternização, dentro do mês das crianças, voltada às pessoas atendidas, familiares e funcionários da unidade. A pedagoga Benedita Faustino Duarte, coordenadora do Núcleo, destacou que estes encontros proporcionam a integração familiar e social. “Estes momentos nos dão a oportunidade de desenvolver uma avaliação comportamental nos atendidos que vai muito além de apenas promover uma festa e, sim, proporcionar a integração entre os envolvidos”, destacou.
 O TEA é uma equipe multidisciplinar formada por estimuladoras com formação em pedagogia, psicopedagogia e educação especial, fisioterapia, psicóloga e assistência social. O objetivo é favorecer o desenvolvimento das relações sociais e promover o estímulo à independência em AVD (Atividade de Vida Diária). São enfatizados os cuidados com a casa, familiares, ambiente familiar, limpeza adequada, vestuário, uso de transporte, equipamentos e outros.
A AVP (Atividade de Vida Prática) aborda cuidados pessoais, uso adequado de banheiros, preparo de refeição, postura ao se sentar à mesa e higiene pessoal. “São ações que favorecem a diminuição de comportamentos disruptivos”, acrescentou. As crianças diagnosticadas do TEA são encaminhadas ao Capsi (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil). No espaço, uma equipe multidisciplinar avalia, através do PTS (Plano terapêutico Singular) e, caso seja elegível, o encaminhamento é feito ao Núcleo Saúde TEA para intervenções adequadas a cada necessidade. “São atividades de estimulação da vida diária e de psicomotricidade que favorecem o desenvolvimento de habilidades e potencialidades”, concluiu a coordenadora.
 Irene Cordeiro Polizeli (75), dona de casa, é mãe de Kleber Polizeli, de 33 anos, atendido pelo Núcleo desde os  8 anos de idade. Ela comentou sobre os benefícios que estes encontros trazem. “O aprendizado que nossos filhos adquirem aqui é muito valioso e importante, principalmente na convivência com as pessoas, aprende a ter limites na vivência em grupo”, afirmou.
 Na confraternização, pipoca, cachorro quente, algodão doce, refrigerante, sorvete e ainda brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e trenzinho que circulou pela região do Núcleo que fica na rua João Machado Gomes, 525, Vila Claudia. O Núcleo de Saúde TEA atende atualmente 18 pessoas, com idade entre 5 e 40 anos, em dois períodos, das 8h às 12h e das 12h às 16h. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários