Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de outubro de 2017

Compartilhe

 Obras estarão expostas na galeria do Teatro Vitória até o dia 24 de outubro

 Foi aberta nesta terça-feira (18) a exposição “Olhares Maduros”, que reúne obras dos idosos atendidos pelo Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) por meio dos 31 grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso, além do Cara (Casa de Apoio aos Romeiros).

 As obras estarão expostas na galeria do Teatro Vitória até o dia 24 de outubro. A mostra faz parte da programação do Mês do Idoso, realizada pelo Ceprosom e pelo Fundo Social de Solidariedade. No total, são 75 pinturas de acrílico sobre tela e papel, e obras feitas em oficinas de introdução ao abstracionismo, aquarela em grupo e aquarela emocional. “Cada obra retrata uma história diferente e reflete a vida e o desenvolvimento de cada idoso nas aulas. É gratificante fazer parte disso”, comentou durante a abertura a presidente do Fundo Social, Roberta Botion. “Por meio da arte, os idosos também estão fazendo um exercício mental, prevenindo doenças, além de reviver memórias afetivas”, completou a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.

 Elvira Buzzato, de 79 anos, escolheu pintar uma paisagem rural. “Me lembra o quintal da casa da minha mãe, onde tinha um bambuzal e eu brincava de casinha quando era pequena”, contou.

 Para o monitor de artes, Rodrigo Freitas, as aulas de artes na terceira idade estimulam as habilidades cognitivas. “O idoso consegue produzir arte e trabalhar com a memória compensatória, a memória a longo prazo. Ele expõe e entende as próprias emoções”, explicou. Além dele, os idosos têm aula de desenho e pintura com o professor e artista plástico Rodrigo Zovico. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários