Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 31 de outubro de 2017

Compartilhe

 Soltura acontece amanhã (1°), no Parque Cidade

 A Prefeitura de Limeira vai realizar amanhã (1º) a soltura de um casal de canários da terra (Sicalis flaveola). A ação será às 8h, no Parque Cidade, e terá a participação do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, da equipe técnica do Zoológico Municipal, do Departamento de Educação Ambiental e agentes do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM). “Aescolha do Parque Cidade para a soltura se justifica devido à vegetação existente e a oferta de alimentos, inclusive proveniente das baias da Hípica Municipal. Também é uma maneira de sensibilizar a população sobre o trabalho de apreensão, recuperação e reabilitação destas aves e de outros animais”, explicou Paulo Trigo.

 Os canários foram apreendidos pelos agentes do Pelotão Ambiental no segundo semestre deste ano e encaminhados ao Zoológico. Após a avaliação dos veterinários, as aves permaneceram abrigadas em viveiros coletivos no próprio Zoo para recuperação e reabilitação tanto física e nutricional. “A formação do casal de canários ocorreu no próprio viveiro coletivo. Essas aves são territorialistas e normalmente vivem em casais nos períodos de reprodução. Na zona rural ficam ao redor das casas, dos currais e fazem ninhos em beirais. Elas alimentam-se de restos de ração, quirelas, sementes e pequenos insetos”, disse o chefe dos serviçosveterinários do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Danielo Mazon.

 A soltura do casal de canários encerra as atividades de outubro. Neste mês a pasta comemorou o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia e também o Dia Mundial pelo Fim da Crueldade contra os Animais, ação organizada pela ALPA, com apoio do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. “Essas e outras atividades, como o Censo Arbóreo, que é um trabalho do Departamento de Licenciamento e Fiscalização, em parceria com a Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), e o plantio de mudas de espécies nativas terão continuidade envolvendo todos os departamentos da secretaria”, enfatizou Paulo Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários