Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 1 de novembro de 2017

Compartilhe

 Confira a programação

 A Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea)  inicia suas apresentações de final de ano com as turmas de teatro atendidas na Emcea e também na Casa da Cultura 1 (Parque Nossa Senhora das Dores), neste sábado (4), com sessões gratuitas às 17h e 19h, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 Com nove esquetes (confira as sinopses abaixo), os alunos de ambos os equipamentos culturais se apresentam, orientados pelo professor desta modalidade da Secretaria de Cultura, Lucas Rodrigues da Conceição. “É sempre muito gratificante ver a evolução destes alunos ao longo do ano e as apresentações finais coroam esse processo contínuo de formação”, observou o professor.

 A primeira sessão conta com quatro esquetes: “Mundo Paralelo”, “Ser Humano?”, “Sonhos” e “As Cupidos Apaixonadas”. Já a segunda sessão conta com cinco apresentações, sendo eles “Público, espie os bastidores”, “O Desafio da Vida”, “A Escolha”, “O Segredo de Ana” e “Quem Está On-line Para a Vida?”. Nesta, haverá a intervenção do Corpo Estável de Teatro, também supervisionado por Conceição, criado neste ano.

 “Na Emcea, neste período, ficamos todos muito ansiosos por essas apresentações de final de ano, os professores, os alunos e todos os funcionários, porque ao longo do ano cada professor se doa bastante para que seus alunos cheguem a esse momento, considerado o ápice, principalmente àqueles que deixam a escola por terem concluído sua participação no local. Não tenho dúvida de que as produções estarão muito caprichadas”, disse o diretor de Formação para as Artes, Ronald Gonçales.

 As entradas poderão ser retiradas com uma hora de antecedência em cada uma das sessões (16h e 18h). O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/nº – Centro).

Veja as datas e os horários das finalizações de 2017 da Emcea:

Teatro – Lucas Rodrigues da Conceição

4/11 – 17h e 19h – Teatro Vitória

Artes Plásticas – Gilio Mialichi

14/11 a 15/12 – Salão Expositivo do Museu

Exposição: Ensaios Cromáticos 7

Música – Luís Henrique de Oliveira Tolentino (violão) e Marisa Helena Baron de Lima (teclado)

28 e 29/11 -19h  – Teatro Vitória

Jazz – Iany de Oliveira

30/11 – 19h – Teatro Vitória

* Participação do Corpo Estável de Jazz da Emcea Cia. Art. e Movimento

Música – Luís Henrique de Oliveira Tolentino (violão)

1/12 – 18h30 – Praça Coronel Flamínio (Seis e Meia especial)

Balé – Iany de Oliveira

1/12 – 19h – Teatro Vitória

Teatro – Lucas Rodrigues da Conceição

5 e 6/12 – 19h30 – Palacete Levy

Balé – Iany de Oliveira

13/12 – 19h30 – Praça Coronel Flamínio

SINOPSE DAS APRESENTAÇÕES TEATRAIS DO DIA 4:

Sessão das 17h:

“Mundo Paralelo”

Turma: Oficina de Teatro da Casa da Cultura 1

Ana, uma garota comum que resolve reunir os amigos para se divertirem no parque, mas ao chegarem todos são surpreendidos por uma bruxa, que os leva até um mundo paralelo. Lá, Ana enfrenta tudo para conseguir libertar seus amigos das maldades da temida bruxa.

“Ser Humano?”

Oficina de Jogos Teatrais

Resultados das atividades realizadas na Oficina de Jogos Teatrais, os alunos trazem à cena uma reflexão sobre o Ser Humano, a forma com que nos relacionamos com as pessoas, dos julgamentos que fazemos dos outros, da falta de carinho e sensibilidade com o próximo.

“Sonhos”

Turma: 2º ano da Emcea

Texto: Elizangela Ap. S. Carvalho

Adaptação: Lucas R. da Conceição

O espetáculo gira em torno de sonhos e leva à reflexão daquilo que nos conduz, mas que também temos desilusões pelo caminho até conseguirmos conquistar os nossos objetivos.

“As Cupidos Apaixonadas”

Turma: Oficina de Teatro da Casa da Cultura 1

Texto: Geraldo Brito

Adaptação: Alunos e Professor Lucas Rodrigues

Duas cupidos têm a missão de flechar mais dois corações aqui na Terra, cansadas de tanto trabalhar, tentam realizar a tarefa o mais rápido possível para poderem aproveitar as tão sonhadas férias. Mas elas causam a maior confusão ao se apaixonarem pelo “alvo” da solteirona da vez.

Sessão das 19h:

“Público, espie os bastidores”

Intervenção Cênica – Corpo Estável de Teatro EMCEA

De forma leve e divertida, os atores mostram os bastidores de um espetáculo de uma companhia de teatro. Desde a maneira com que tudo é preparado até o momento em que o público prestigia a história encenada.

“O Desafio da Vida”

Turma: 2ºano da Emcea

Cecília, uma chefe de cozinha deficiente visual, sente na pele todo o preconceito e as dificuldades. Dentro de seu ambiente de trabalho, em um dos restaurantes mais nobres da zona sul, é lá que tudo ocorre. Uma cliente preconceituosa tenta fazer com que Cecília seja mandada embora, mas é por meio de sua gerente que essa história tem uma reviravolta: ela mostra à cliente que é possível conviver com as diferenças.

“A Escolha”

Turma: 1º ano da Emcea

A história de uma modelo que sofre as consequências da inveja de uma “amiga” de trabalho que tenta destruir o grande sonho de sua vida. De tudo, ficam a reflexão sobre a verdadeira amizade e o cuidado que devemos ter com todos à nossa volta.

“O Segredo de Ana”

Turma: 1º ano da Emcea

A violência contra a mulher é colocada em foco. A história é baseada nas estatísticas do que acontece no Brasil atualmente em relação à mulher.

“Quem Está On-line Para a Vida?”

Turma: 1º ano da Emcea

A tecnologia vem cada vez mais ocupando espaços em nossas vidas que poderiam- e deveriam – ser destinados às relações humanas e interpessoais, como nossas famílias. A família Silva é um típico exemplo de como estamos “off” para a vida e os momentos que podemos desfrutar em família, Em “Quem está on-line para a vida?”, mostramos como a vida pode ser prazerosa ao lado daqueles que amamos mesmo que isso nos afaste um pouco das tecnologias que tanto lutamos para nos manter por perto. A peça te convida a sair do celular/smartphone por um momento e desfrutar esse encontro com a família, com o seu filho e com o seu amor, por que não? (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários