Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de novembro de 2017

Compartilhe

 Agentes estarão na entrada dos cemitérios Parque e Saudade I e II, orientando a população

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, fará nesta quinta-feira (2), uma ação especial contra a dengue nos cemitérios municipais, em razão do feriado de Finados. Segundo a chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, agentes estarão na entrada dos cemitérios Parque e Saudade I e II, orientando a população sobre a necessidade de remover embalagens de flores pratos de plantas antes de serem colocados nos túmulos.

 “Os pratos de plantas e os plásticos que envolvem os vasos são criadouros em potencial do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esses materiais podem acumular água das chuvas, servindo de meio para a proliferação do mosquito”, frisou Pedrina. Ela recomendou, ainda, que os cachepôs de plantas também sejam evitados. “A população pode optar por flores artificiais ou naturais, plantadas em vasos com furos, sempre com o cuidado de depositá-las diretamente sobre os túmulos, sem a embalagem plástica. Uma vez adotadas, essas medidas vão dificultar a procriação do mosquito”, destacou.

 Pedrina também alertou sobre a necessidade do descarte correto de bebidas ou produtos alimentícios levados pela população ao interior dos cemitérios. “Copos, latinhas de refrigerante e garrafas de água deverão ser jogados no lixo, pois também podem acumular água”, disse.

 Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, são esperadas cerca de 10 mil pessoas no Cemitério Parque; 4 mil pessoas nos Cemitérios Saudades I e II; e 600 pessoas no Cemitério dos Pires. A rua no entorno da Praça Soldado Constitucionalista, em frente ao Cemitério Saudades I, foi isolada pela Secretaria de Mobilidade para montagem das barracas de flores.

 Os cemitérios, de acordo com Pedrina, são considerados pontos estratégicos para o controle da dengue, e por esse motivo, constantemente monitorados. Na próxima semana, agentes da Divisão de Zoonoses e equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estarão nos cemitérios para iniciar procedimento de limpeza. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários