Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de novembro de 2017

Compartilhe

 Até o dia 30 o PSA será oferecido gratuitamente em todos os centros de saúde

 O prefeito Mario Botion esteve na manhã desta quarta-feira (1º), na unidade de saúde do bairro Cecap, em Limeira, para acompanhar o início do Novembro Azul – campanha dedicada à conscientização e diagnóstico do câncer de próstata. Na ocasião, o prefeito aproveitou para fazer o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame usado na detecção da doença.

 Botion ressaltou a importância da campanha como estratégia para motivar a população masculina sobre a necessidade do exame, considerando-se que o câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens, sobretudo na faixa dos 50 a 66 anos.“É um procedimento simples, rápido e eficaz, que permite verificar o estado de saúde do homem”, frisou.

 Até o dia 30, o PSA será oferecido gratuitamente em todos os centros de saúde, além do Centro Municipal de Patologia Clínica (Rua João Machado Gomes Júnior, 54), sem necessidade de apresentação do pedido médico. A coleta será feita de segunda a sexta-feira, às 7h. Para o procedimento, o paciente deve apresentar Cartão SUS e um documento de identificação. O público-alvo são homens com idade igual ou superior a 50 anos ou que tenham histórico familiar da doença.

 A enfermeira e coordenadora da unidade de saúde do Cecap, Angélica Caroline Eugênio de Mello, recomenda que o exame seja feitopelo menos uma vez ao ano. “Essa campanha é uma boa oportunidade para que os homens possam avaliar a saúde. Além da procura espontânea pelo exame, estamos captando pacientes que estejam no centro de saúde para consultas de rotina”, disse. Para a próxima semana, a enfermeira contou que os funcionários da unidade estão organizando uma ação de conscientização em pontos estratégicos do bairro.

 Angélica alertou para as recomendações que devem ser seguidas antes da coleta: jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom transretal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar nos últimos três dias.

 Para facilitar o acesso da população à campanha, três centros de saúde abrirão em três sábados, das 7h às 12h, são eles: CSF Nossa Senhora das Dores 2 (aberto no dia 11); CSF Parque Hipólito 1 (aberto no dia 18); e CSF Aeroporto (aberto no dia 25). No dia 22, haverá um ponto extra de coleta do exame, na Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira, que fica na Rua Fabrício de Goes, 436, no Morro Azul. O horário de atendimento será das 7h às 11h. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários