Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 7 de novembro de 2017

Compartilhe

 Coleta do exame ocorre às 7h em todas as unidades de saúde do município

 O Centro Municipal de Patologia Clínica da Prefeitura de Limeira, conhecido como Laboratório Municipal, já iniciou a análise do PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame é usado para detectar o câncer de próstata e está disponível em todas as unidades de saúde até 30 de novembro, sem necessidade de apresentação de pedido médico. A medida integra o Novembro Azul – campanha dedicada à conscientização e diagnóstico da doença. O público-alvo são homens com idade igual ou superior a 50 anos ou que tenham histórico familiar da doença.

 A coleta do exame ocorre às 7h, em todas as unidades de saúde do município. Na sequência, as amostras de sangue são enviadas ao laboratório, onde um equipamento automatizado analisa o material por meio do processo de eletroquimioluminescência. Segundo a farmacêutica-bioquímica e chefe de Divisão do Laboratório, Marisa Lang, antes de iniciar a rotina de análise o equipamento passa por um rigoroso processo de controle de qualidade.

 Após análise, os dados são enviados diretamente aos computadores dos analistas, que se encarregam de fazer o laudo e assiná-lo eletronicamente. “A partir desse momento, o resultado do exame estará disponível para consulta online, tanto pelos profissionais da unidade de saúde quanto pelo próprio paciente.”

 Todo o processo, da coleta até a emissão do laudo, leva em média sete dias úteis. De acordo com Marisa, desde o início do Novembro Azul, na última quarta-feira (1º), 120 exames já foram processados. “Temos tecnologia de ponta e equipe altamente capacitada”, disse. Ela ressaltou que em caso de alterações o paciente será encaminhado para atendimento especializado. “É importante destacar que o resultado fora das especificações não indica a presença de tumor maligno. Só o médico poderá fazer essa avaliação”, disse.

 Marisa comentou que eventuais alterações no resultado podem ser consequência da falta do preparo exigido para o exame. Ela alerta que o paciente deve seguir atentamente às seguintes recomendações antes da coleta: jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom trans retal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar nos últimos três dias.

 O Laboratório Municipal também funciona como ponto de coleta, de segunda a sexta-feira, às 7h. O endereço é Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí). “O PSA é um exame importante para fazer o diagnóstico do câncer de próstata, bem como o monitoramento de alterações nessa região. As pessoas devem aproveitar a oportunidade que o município oferece e procurar um dos locais de coleta”, salientou. Além do preparo, é necessário apresentar cartão SUS e documento de identidade.

SERVIÇO

 Para facilitar o acesso da população à campanha, três centros de saúde abrirão aos sábados, das 7h às 12h. O CSF Nossa Senhora das Dores 2 ficará aberto neste sábado (11). No dia 18, será a vez do CSF Parque Hipólito 1. Já o CSF Aeroporto atenderá a população no dia 25. Haverá, ainda, um ponto extra de coleta, na Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira, no dia 22. A entidade fica na Rua Fabrício de Goes, 436, no Morro Azul. O horário de atendimento será das 7h às 11h. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários