Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 8 de novembro de 2017

Compartilhe

 Intuito é colocar a questão em perspectiva na cidade

 Teve início na manhã de hoje (8), o 1° Seminário da rede Elza Tank de atendimento integrado à mulher em situação de violência. Com o tema “A violência contra a mulher e os desafios do trabalho em rede”, o intuito é colocar a questão em perspectiva na cidade. O evento, que ocorre no Teatro Nair Bello, integra a campanha “Violência contra a mulher – Isso tem que acabar”. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira e da Rede Elza Tank. A estratégia de comunicação e todas as demais ações da campanha da atual administração serão apresentadas pelo secretário de Comunicação, Antonio Peres, a partir das 13h15, hoje.

 O prefeito Mario Botion abriu o evento e destacou que o seminário coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, com a primeira reunião, ainda informal, da Rede Elza Tank. “A rede tem funcionado e vai continuar avançando”, destacou. Botion também ressaltou a necessidade de incentivar as mulheres a notificar as violências. “Com isso, é possível que ela seja acolhida pelos serviços públicos”, disse.

 A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, falou que a questão da violência contra a mulher é mais que um problema de segurança pública, mas é social. “Precisamos dar coragem a essas mulheres para buscar ajuda e sair desse ciclo”, disse.

 A presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, lembrou que o seminário é um marco na história da cidade. “Hoje estamos colocando Limeira em uma posição de destaque, pela ousadia de tocar em um assunto que a sociedade sempre busca esconder.” Aucélia ressaltou que é necessário tratar o tema de forma clara para que seja possível assegurar os direitos das cidadãs que buscam o atendimento nos órgãos públicos.

 A vereadora Erika Tank agradeceu a todos os órgãos envolvidos na rede. “Sem vocês nada disso seria possível. Vamos continuar atuando para que Limeira melhore ainda mais no atendimento à mulher em situação de violência”, disse.

 O juiz Luiz Augusto Barrichello Neto frisou que a cidade está muito a frente de outros municípios nessa questão, principalmente devido ao Botão do Pânico. “Que a gente continue evoluindo cada vez mais nesse tema”, falou.

COMUNICAÇÃO

 Ainda sobre as ações da campanha, Peres destacou que a atual administração tem como proposta realizar a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher e esta é uma orientação do Prefeito Mario Botion. O seminário integra a campanha de combate à violência contra a mulher #Isso tem que acabar. “Essa questão deve estar sempre em pauta, devido à sua relevância para a sociedade e para as famílias”, disse.

 Ao longo do dia serão ministradas três palestras. As atividades se iniciam com a assistente social Elza Frattini Montali, com o tema “Violência contra as mulheres: conceitos e legislação”. Em seguida, o educador João Alexandre dos Santos discute “Segurança, ordem pública e dignidade da pessoa humana: o papel da polícia nos programas sociais”. A última palestra do dia será ministrada profª. dra. Cláudia Cacau Furi Cesar, sobre “A importância do trabalho em rede no enfrentamento da violência contra a mulher”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários