Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 14 de novembro de 2017

Compartilhe

 Ação integra o Novembro Azul 2017, campanha de conscientização e identificação do câncer de próstata

 A unidade de saúde do Jd. Novo Horizonte, da Prefeitura de Limeira, promove amanhã (15), o “Gol pela Saúde”. A ação integra o Novembro Azul 2017, campanha de conscientização e identificação do câncer de próstata. A partida começa às 8h30, no campinho de futebol do bairro, que fica na Rua Luiz Cagnin, s/nº. Das 8h às 11h, a população poderá informar-se sobre a doença, além de receber orientação nutricional e de aferir a pressão arterial.

 Na quinta-feira (16), o centro de saúde do Cecap realiza uma atividade de conscientização, no posto de gasolina “Tigrinho”, que fica na Rua Cândido Souza Oliveira, 2.765, no Jd. São Manuel. Agentes de saúde estão no local, das 10h às 11h, visando divulgar a importância do diagnóstico precoce da doença e dos procedimentos para a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame usado na detecção do câncer de próstata.

 Até o dia 30, o PSA será oferecido em todos os centros de saúde, além do Centro Municipal de Patologia Clínica (Rua João Machado Gomes Júnior, 54). Não é necessário apresentação do pedido médico. A coleta será feita de segunda a sexta-feira, às 7h. O paciente deve apresentar Cartão SUS e um documento de identificação. O público-alvo são homens com idade igual ou superior a 50 anos ou que tenham histórico de doença na família.

 Os procedimentos antes da coleta do exame são: jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom trans retal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar com biotina nos últimos três dias.

 Nos próximos dois sábados (18 e 25), as unidades de saúde Parque Hipólito 1 e Jd. Aeroporto ficarão abertas, respectivamente, nos dias 18 e 25 para a coleta do exame, das 7h às 12h. Informações pelo telefone 3404-9683. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários