Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 17 de novembro de 2017

Compartilhe

 Iniciativa busca integrar música, artesanato e desenvolvimento humano, dispondo às crianças e adolescentes melhor percepção rítmica e acuidade musical

 O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebe, a partir desta terça (21), oficinas gratuitas de confecção de instrumentos musicais de percussão com materiais recicláveis e reutilizáveis. A iniciativa é do projeto Sulfurarte, para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. O apoio é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 A iniciativa busca integrar música, artesanato e desenvolvimento humano, dispondo às crianças e adolescentes melhor percepção rítmica e acuidade musical, oferecendo autonomia para a confecção artesanal dos próprios instrumentos.

A atividade acontece nos dias 21 a 24 de novembro e de 27 de novembro a 1º de dezembro no CEU, localizado à Av. Pref. Ari Levi Pereira, s/n, Bairro Geada, das 14h às 17h. Nas oficinas, serão criados instrumentos, como planetário, tubos sonoros, trila, sinos de madeira, baquetas de alumínio, eterofone e xilofone. Para a confecção, os alunos utilizarão materiais recicláveis e reutilizáveis, como madeira, PVC, borracha, feltro, espuma, barbante e piso de cerâmica.

 Na ocasião, os participantes recebem ainda apostila para aprendizado da história e construção de cada instrumento. No último dia de curso, haverá uma palestra e apresentações finais dos alunos com os instrumentos.

Sulfurarte

A iniciativa existe há mais de dez anos e tem como objetivo auxiliar na formação juvenil, habilitando o público para inserção no mercado de trabalho através do fazer artístico, além de democratizar o acesso ao aprendizado musical e ao pensamento sustentável, por meio de atitudes criativas e inovadoras de reaproveitamento de resíduos e garantir às diversas camadas sociais o acesso irrestrito à cultura.

O Sulfurarte é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com produção da 3S Projetos e apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. O patrocínio deste evento é da Nacional Tubos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários