Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 24 de novembro de 2017

Compartilhe

 Iniciativa foi concretizada graças a uma parceria com o Cesans

 Beijo de moça, petit four, cookie de chocolate e biscoitos de ameixa e de queijo foram preciosidades gastronônicas produzidas durante um curso na manhã desta sexta-feira (24), no Ceprosom, em Limeira. A iniciativa foi concretizada graças a uma parceria com o Cesans (Centro de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável) da Secretaria de Agricultura do Estado.

 Antes de colocar a “mão na massa”, os 25 participantes assistiram a uma aula teórica sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Na sequência, eles se dividiram em grupos para executar as receitas e modelar cuidadosamente os biscoitos em seus formatos característicos. Segundo a nutricionista do Cesans, Sizele Rodrigues, foram distribuídas apostilas a todos os alunos para facilitar o aprendizado. “São receitas práticas que qualquer pessoa pode fazer em casa para comercializar. É uma maneira de incentivar a geração de renda”, salientou.

 Uma das alunas, Ana Maria dos Santos Facco, de 47 anos, disse que pretende ampliar a variedade dos produtos que comercializa: salgados e uma bolacha especial cuja receita é “segredo de família”. Essa não é a primeira vez que ela frequenta o Ceprosom. Em 2010, ela perdeu o emprego em que havia permanecido por 23 anos. Foi então que procurou o Ceprosom e matriculou-se em um curso de manicure. “Consegui voltar ao mercado de trabalho”, relatou.

 Com duas filhas pequenas, Ana Maria se desdobra para conciliar toda a rotina doméstica. Enquanto as filhas estão na escola, ela atua como manicure. No restante do dia, faz os alimentos para vender, cuida da casa e ainda encontra tempo para dar atenção aos pais que são idosos. “Essas receitas vão me ajudar muito. São produtos de boa qualidade e com todas as técnicas de higienização. Aqui é minha segunda casa, me sinto segura para vender o que estou aprendendo.”

 Ontem (23), houve mais um curso, que também recebeu 25 inscritos, sobre salgados saudáveis. Entre as receitas, estavam quibe de atum, pastéis nutritivos, bolinho de mandioca com carne desfiada, esfirra integral de brócolis e abóbora, entre outros. “Nossa proposta é apresentar uma versão mais natural dos salgados, sem frituras, com menos teor de gordura, sódio, com ingredientes integrais como chia e aveia”, salientou outra nutricionista do Cesans, Etelma Maria Mendes Rosa.

 A técnica de nutrição do Ceprosom, Elaine Cristina Freitas, por sua vez, ressaltou a importância da iniciativa. “Em Limeira, sempre existe uma demanda de cursos na área da culinária. Nesse caso, é uma parceria entre o município, que oferece os ingredientes, os equipamentos e o espaço, enquanto o Estado cede as apostilas e os profissionais.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários