Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 25 de novembro de 2017

Compartilhe

 Evento foi realizado pelo Laboratório de Negócios Sustentáveis da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp

 A Prefeitura de Limeira participou nesta quinta-feira (23) do 1º Seminário Smart Cities (Cidades Inteligentes), realizado pelo Laboratório de Negócios Sustentáveis da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, dos secretários Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e Antonio Peres (Comunicação Social), e dos professores da FCA, Ieda Kanashiro Makiya, Francisco Ignácio Giocondo César e Marco Antonio Figueiredo Milani Filho.

 Na sequência, houve palestras sobre temas relacionados ao conceito de cidades inteligentes, como CPTED – Crime Prevention Through Environmental Design; Aplicativo de Segurança e Samu; Muralha Digital; Smart Grids – Iniciativas sustentáveis e Energia Fotovoltaica; IPTU Verde; e Plano de Mobilidade Urbana: Trem Intercidades.

 O representante da Guarda Civil Municipal, Jilles Ragonha, fez uma demonstração da Muralha Digital, sistema de monitoramento que dispõe de 42 câmeras localizadas em diversos pontos da cidade. Na ocasião, o GCM mostrou todo o sistema de identificação de veículos suspeitos até a emissão de alarme em caso de furto ou pendências judiciais.

 Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, a Muralha Digital, aliada a outras ações no segmento, proporcionaram impactos significativos na redução da criminalidade em Limeira. Para exemplificar essa tendência, o secretário citou o porcentual de recuperação de veículos furtados. Do total de 975 ocorrências no período, 847veículos foram recuperados – um índice de 87%.

 A integração entre a Muralha Digital e o Detecta (da Secretaria Estadual da Segurança), também foi outro ponto abordado pelo secretário. Considerado um dos maiores programas de monitoramento inteligente da América Latina, o Detecta será implementado em Limeira, graças a um convênio assinado pelo prefeito Mario Botion e o governo estadual. “A realização de seminários dessa natureza é muito importante para todos nós”, salientou Francisco Alves da Silva.

 O encerramento do evento ficou sob a responsabilidade do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. Ele fez uma reflexão sobre os temas abordados e propôs um novo evento onde sejam discutidas formas de implementar os conceitos de Smart Cities no município. “Foi um evento positivo, onde as pessoas puderam visualizar a perspectiva de configuração da cidade futuramente. O próximo passo é identificar maneiras de transformar essas ideias em realidade”, frisou.

 Também participaram do seminário, o professor da Unicamp, Wagner Froes, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente, Paulo Trigo, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o vereador Estevão Nogueira, além de estudantes e empresários. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários