Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 28 de novembro de 2017

Compartilhe

 Curso foi ofertado a partir de uma parceria celebrada em março pela Prefeitura, Sindicato Rural de Limeira e Senar

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) concluiu processo de capacitação de doze produtores rurais de Limeira que já atuam em feira criada pela Prefeitura de Limeira. Um evento realizado no Bairro dos Pires, no dia 16, resultou na formatura dos produtores. Eles receberam uma pasta contendo todas as informações referentes ao curso oferecido pelo Senar durante a solenidade.

 O curso foi ofertado a partir de uma parceria celebrada em março pela Prefeitura, Sindicato Rural de Limeira e Senar. Houve uma mobilização junto aos produtores interessados em participarar de feiras. A ampliação de feiras de produtores rurais faz parte do programa de governo do prefeito Mario Botion. Duas delas foram implantadas este ano – o que já totaliza três.

 O Senar, por meio do professor, o engenheiro agrônomo Sérgio Tochiaki Sakai, ministrou 272 horas/aulas no curso, divididas em oito módulos. Foram tratados temas como boas práticas de manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, comercialização, gestão do negócio, entre outros.

 Durante a solenidade, Sakai apontou valores assimilados pelos alunos durante o curso, como o aspecto ético desde a produção até a comercialização e o compromisso com a saúde do consumidor que irá adquuir a cultura.

 Falando em nome dos produtores rurais, João Fischer lembrou que os agricultores se encontravam “quebrados”, isso devido à crise vivida pelo setor cítricola, arrasado por doenças de pomares. Apesar desse cenário, Fischer defende continuar atuando na área rural. “Quero ficar na roça”, observa. Ele defendeu a ampliação da feira do produtor para outras regiões rurais de Limeira.

 Pedro Zanarelli, que representava o Sindicato Rural, destacou que a lavoura da cidade foge do aspecto da monucultura, antes existente com a produção de laranja, e passa a experimentar a policultura com diversos plantios.

 O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, elogiou o envolvimento das pessoas que participaram do curso. “É fundamental criar mecanismos para se estimular a produção local”, relatou.

 O prefeito Mario Botion destacou a parceria entre Prefeitura-Senar e Sindicato Rural. Ele ainda enalteceu o interesse manifestado pelos produtores em realizar o curso. E lembrou que a criação de feiras de produtores locais integra o plano de governo da atual administração. “Desde a campanha, defendíamos a expansão desta atividade até como forma de valorizar o nosso produtor local”, finalizou. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários