Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 30 de novembro de 2017

Compartilhe

 Limeira levou para os visitantes as tradicionais coxinhas de frango e uma nova versão do salgadinho, a coxinha de jaca, além, é claro, do suco de laranja

 A cidade de Limeira participou da 1ª Feira Gastronômica da Serra de Itaquerí. Ao todo, 13 municípios estiveram presentes no evento mostrando opções gastronômicas e produtos típicos de cada um. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira).

 Limeira levou para os visitantes as tradicionais coxinhas de frango e uma nova versão do salgadinho, a coxinha de jaca, além, é claro, do suco de laranja. “Nós quisemos trazer a coxinha de frango porque existem registros de que essa iguaria foi inventada em Limeira e fizemos esse resgate histórico, e, ao mesmo tempo, queríamos inovar e trazer algo diferente com a coxinha de jaca”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

 A primeira-dama de Limeira, Roberta Franceschi Botion, também esteve no evento. “Limeira tem muito potencial turístico e tem muito o que aprender com outros municípios que já investiram nessa área. O turismo desenvolve o município, gerando renda e empregos, e é isso que estamos buscando para nossa cidade”, falou.

 Cássia Oliveira, empresária de Limeira, foi a responsável por apresentar a coxinha de jaca aos visitantes. “Esse prato já é bastante conhecido pelos veganos e vegetarianos como opção à coxinha tradicional, não só como uma questão de ativismo, mas por motivo de saúde porque a carne de jaca é rica em nutrientes”, comentou.

 As reações dos visitantes foram diversas – alguns não acreditavam que o que estavam comendo era uma coxinha com recheio de carne de jaca, outros, não sabiam que era possível fazer um prato salgado utilizando a fruta. “Eu vi várias reações diferentes e nós quisemos trazer a coxinha de jaca para fazer essa provocação mesmo, no sentido de que você pode comer uma coisa gostosa, vegana e de forma saudável”, contou Cássia.

 O empresário Aguinaldo Oliveira levou para a barraca de Limeira a receita original da coxinha de frango. “Nós temos a receita tradicional e original da coxinha imperial, que é feita de frango e massa de batata – sem glúten e sem lactose”, explicou. “Inclusive há relatos e pesquisas que mostram que a receita da coxinha foi criada em Limeira na época do Brasil Império, e se tornou um prato tradicional da cidade”, contou Aguinaldo. A barraca de Limeira foi disputada pelos presentes. “Foi fantástico! Não imaginava que um prato simples, e até comum, teria tanta repercussão”, completou.

 Também participaram do evento as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro, Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha. “Fizemos a opção por essa região turística por duas razões: primeiro porque tem potencial turístico maior e temos muito o que aprender com eles, e, também  porque a  maioria deles já fazem parte do aglomerado de Piracicaba, e já temos uma afinidade com esses municípios”, afirmou Tito.  O secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra, também prestigiou a feira gastronômica. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários