Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 4 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Confira a programação

 O Workshop da Saúde começou nesta segunda-feira (4) com uma série de atividades voltadas aos moradores dos bairros Odécio Degan, Jd. Aeroporto e Ernesto Kühl, em Limeira. Logo pela manhã, a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Yara Pavani, ministrou uma palestra sobre “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”. A iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, em parceria com o Ceprosom, vai até sábado (9), no Centro Comunitário Odécio Degan.

 A nutricionista falou sobre a necessidade de manter uma alimentação variada, rica em frutas, verduras e legumes, e alertou quanto aos riscos do consumo excessivo de sal, sobretudo nos temperos industrializados. “O ideal é consumir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá”. Ela, ainda, recomendou que as pessoas frequentem mais as feiras livres para aproveitar a qualidade e diversidade dos produtos.

 Após a palestra, houve uma aula de culinária saudável e um café da manhã produzido pelos próprios participantes do Workshop. O músico Manoel Benedito da Silva, de 79 anos, fez uma apresentação de acordeon. “Nosso objetivo é levar informação às pessoas para que elas possam prevenir doenças e gerenciar a própria saúde”, destacou a fisioterapeuta do Nasf, Carla Barbosa Vercesi.

 Paralelamente às palestras, foi montada uma exposição de artesanato no local, com peças confeccionadas ao longo do ano pelos integrantes do grupo da terceira idade. Até sexta-feira (8), das 7h às 8h, a população poderá fazer avaliação física. No sábado (9), último dia de evento, as atividades começam às 8h, com uma caminhada pelo Odécio Degan. Na sequência, haverá um café da manhã comunitário e uma apresentação musical.

Confira a programação:

Terça-feira (5), às 8h – Palestra: “AVC – como prevenir”, com a neurologista Mayra Costa;

Quarta-feira (6), às 8h – Palestra: “Quem é feliz não adoece”, com o psicanalista clínico Mário Takeo Tanaka;

Quinta-feira (7), às 8h – Oficinas de sustentabilidade, ministrada pelo Senac;

Sexta-feira (8), às 8h – Palestra: “Qualidade de vida e bem-estar: melhor biopsicossocial”, com a psicóloga Josiane Miranda;

Local: Centro Comunitário Odécio Degan – Rua Lauro Camargo Silveira, 1.680

Informações: Tel. 3495-3775. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários