Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 6 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Informatização do atendimento de saúde faz parte do plano de governo da gestão de Mario Botion

 A informatização no atendimento das Unidades de Saúde chegará à zona rural de Limeira no próximo dia 14 de dezembro, quando o posto localizado no Bairro dos Lopes passará a contar com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC E-SUS). Será a terceira unidade a receber serviços de tecnologia que, finalmente, começa a tirar a saúde pública de Limeira de anos de atraso provocado até então com o controle manual do atendimento de pacientes.
A informatização do atendimento de saúde faz parte do plano de governo da gestão de Mario Botion como prefeito.

 Para concretizar este objetivo, além do gabinente, duas Secretarias estão diretamente envolvidas – a Secretaria de Gestão Estratégica, comandada por André Basso, e a de Saúde, sob o comando de Gerson Hansen Martins. “Estamos cumprindo à risca o que falavamos na campanha e entregando ao cidadão o benefício de um atendimento mais organizado”, explica o prefeito Mario Botion.

 Para a implantaçaõ do sistema PEC, inicialmente foi estabelecido um cronograma. Para que o serviço contemple o cidadão sem falhas, a cada mês uma unidade está recebendo a tecnologia, treinamento e iniciando o atendimento informatizado. A partir de 2018, é possível que a ferramenta passe a chegar mais rápido as unidades de saúde espalhadas pelo município.

 O êxito da gestão que se inaugurou neste governo é significativo, a ponto do profissional de TI, da Secretaria de Gestão Estratégica, responsável por implantar os sistemas fornecidos pelo SUS, Danilo Marques, ser escolhido pela Secretaria Estadual de Saúde para participara da oficina de formação de tutores de TI.

 A oficina ocorrerá na primeira semana de dezembro e após esse período Danilo Marques vai levar a experiência desenvolvida em Limeira para técnicos da Divisão Regional de Saúde (DRS), de Piracicaba. “Estamos orgulhosos com o trabalho do Danilo e de toda equipe da TI nesse processo”, diz André Basso, secretário de Gestão Estratégica. “Sem dúvida, é um reconhecimento importante do Estado ao trabalho que estamos fazendo na saúde pública”, emenda o prefeito Mario Botion.

FERRAMENTA

 Desde o início do governo, Botion vem estabelecendo com seus secretários metas no sentido de melhorar o atedimento de Saúde. Uma delas diz respeito ao trabalho de informatização das unidades. Duas delas já estão informatizadas. A primeira a ter o sistema instalado foi a unidade do Jardim Santo André, isso no dia 3 de outubro. A ferramenta tecnológica também foi implantada no posto de Saúde 2 do bairro Belinha Ometto.

 Fornecido pelo Ministério da Saúde, o sistema de prontuário eletrônico prevê que todas as informações decorrentes do atendimento de pacientes sejam processados em terminais de computadores.
Ao chegar na unidade de saúde, o paciente estará com sua consulta devidamente agendada. O funcionário observa em uma tela o horário do atendimento e em seguida encaminha o paciente para a pré-consulta na enfermagem – quando os dados são digitados. Finalmente, o paciente é encaminhado à consulta. O profissional médico faz o atendimento e, da mesma forma, digita as informações referentes à consulta.

 O sistema é capaz de gerar declaração de comparecimento, atestado médico, solicitação de exames, receita de medicamentos e encaminhamentos. A impressão do prontuário eletrônico é arquivada, mas também fica armazenada no computador.

BANCO DE DADOS

 Com a Saúde informatizada, gestores e pacientes só terão benefícios. Com o tempo, se ampliará a qualidade no atendimento. Esse fato se dará devido todo o histórico do paciente estar disponível em casos de consultas recorrentes ou mesmo em outras unidades senão aquela onde fica mais próximo do paciente.

 Com as informações de pacientes organizadas em banco de dados dos prontuários, gestores de saúde pública poderão também definir melhor, por exemplo, políticas preventivas para o setor. Com isso o controle sobre patologias será reforçado e as doenças terão um combate maior. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários