Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 6 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Evento aconteceu nesta quarta-feira (06) na Câmara Municipal de Limeira

 O prefeito Mario Botion participou nesta quarta-feira (6) de um evento para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. A iniciativa, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) em parceria com a Prefeitura de Limeira, ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença da presidente do CMDPD, Kédima Silva, da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, da vereadora Érika Tank (representando o Legislativo), e do advogado e mestre em Direito Civil, Júlio Cesar Ballerini Silva, que proferiu palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão. Também estiveram presentes representantes de diversas entidades e da população em geral.

 Botion ressaltou que a sociedade já avançou muito na questão da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no entanto, ele comentou que ainda há barreiras que devem ser superadas. “Hoje essas pessoas estão empoderadas, conhecem seus direitos e lutam por eles”, comentou. A necessidade de inclusão no mercado de trabalho também foi observada pelo prefeito. “É necessário que a classe empresarial invista na capacitação das pessoas com deficiência para que elas tenham oportunidade de contratação”, afirmou.

 Aucélia, por sua vez, avaliou positivamente a evolução do processo de inclusão social e destacou o papel do Ceprosom ao longo dos seus 50 anos de existência, sobretudo na manutenção do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, que atende pessoas com deficiência visual e auditiva. A presidente do Ceprosom também falou sobre o suporte técnico e financeiro oferecido às entidades socioassistenciais em Limeira. “Temos desafios imensos a serem enfrentados.”

 O empenho e dedicação de todos os conselheiros do CMDPD na realização do evento foi lembrado por Kédima. Ela salientou que neste ano a atuação do Conselho foi voltada à inclusão no trabalho e que para 2018 as ações terão como foco a inclusão na educação. Já a vereadora Érika Tank falou sobre a satisfação de “abrir as portas” da Câmara para tratar do tema. “Devemos ter um olhar muito atento às questões que envolvem as pessoas com deficiência”, disse.

 Após a cerimônia de abertura, abrilhantada pela cantora Jéssica Pereira, os presentes assistiram à palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão. Ballerini fez uma explanação sobre os direitos de igualdade, dignidade e solidariedade previstos na Constituição Brasileira. Na sequência, o advogado analisou a Lei de Inclusão, que entrou em vigor em 2015, com objetivo de assegurar e a promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. Ballerini destacou que a legislação também se aplica às pessoas com mobilidade reduzida, tais como idosos, gestantes e indivíduos que apresentam obesidade mórbida.

 Prestigiaram a palestra, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva, os vereadores Lu Bogo, Jorge de Freitas, Nilton César dos Santos, Estevão Nogueira, e integrantes do Sinecol e da Casa dos Conselhos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários