Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 7 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Capacitação teve como objetivo levar informação aos agentes, para que eles possam identificar casos suspeitos e encaminhá-los aos centros de saúde

 Agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Limeira participaram nesta quinta-feira (7) de uma capacitação sobre câncer de pele. A iniciativa, da Secretaria de Saúde e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Limeira, ocorreu na sede da Secretaria de Educação (Parque Cidade), sob coordenação da dermatologista da Policlínica, Daniela Ferro Farias, e da cirurgiã plástica e coordenadora médica do AME, Priscila Fior Franchini.

 A dermatologista ressaltou que a capacitação teve como objetivo levar informação aos agentes, para que eles possam identificar casos suspeitos e encaminhá-los aos centros de saúde. “O câncer de pele é o de maior incidência em todo mundo. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura”, disse, referindo-se à importância do papel dos agentes no sentido de orientar a população. “Muitos pacientes são idosos e não costumam sair de casa”, completou.

 Há dois tipos de câncer de pele, o não melanoma (que apresenta altos índices de cura) e o melanoma (considerado mais grave em razão da possibilidade de metástase). Segundo o Inca, embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas. Estimativas do Instituto, relativas a 2016, apontam a ocorrência no Brasil de 175.760 casos de câncer não melanoma e de 5.670 casos de melanoma.

 A prevenção ao câncer de pele, conforme Daniela, deve ser constante. Ela recomendou o uso do filtro solar e reforçou que as pessoas devem evitar o sol no período das 10h às 16h. “Também é preciso ficar atento ao aparecimento de pintas, que crescem rapidamente e mudam de cor. Nesses casos, é importante procurar o atendimento médico o quanto antes”, disse. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários