Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 15 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Quadro de profissionais do Cema é formado por 14 estimuladores pedagógicos, além de psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e merendeira

 Uma confraternização de Natal reuniu nesta sexta-feira (15) usuários, familiares e funcionários do Cema, serviço da Prefeitura de Limeira voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizado na sede da Atapil (Associação dos Trabalhadores Aposentados Pensionistas de Limeira), o evento contou com a presença do prefeito Mario Botion, do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, e da vereadora Érika Tank.

 Botion destacou a importância do trabalho realizado pelo Cema, que atualmente atende 30 pessoas, de 4 a 40 anos. O prefeito também falou sobre os planos de transferir a instituição para um local com infraestrutura mais adequada, o que possibilitará a ampliação do número de atendimentos. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelo Cema. No próximo ano, vamos dar um passo a frente, aperfeiçoando ainda mais o modelo de atuação”, disse Botion.

 O Cema vem passando por um processo de reorganização, em que as atividades são direcionadas à inclusão. Seguindo essa linha, a estimuladora pedagógica e coordenadora do local, Benedita Aparecida Faustino Duarte, observou que paralelamente ao atendimento no Cema, crianças de 4 a 7 anos frequentam os centros infantis, enquanto adolescentes e adultos acompanham o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para o sucesso da inclusão, ela ressaltou a necessidade de diagnosticar o quanto antes o transtorno. “Quanto mais cedo o estímulo começar, melhor”.

 O dr. Júlio, por sua vez, ressaltou a dedicação de toda equipe envolvida no atendimento. “Reconhecemos a necessidade desse serviço e a qualidade do trabalho realizado por todos os profissionais”, frisou. O quadro de profissionais do Cema é formado por 14 estimuladores pedagógicos, além de psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e merendeira.

 Para Laércio Janotto, de 56 anos, que tem um filho de 29 anos com TEA, o trabalho do Cema tem sido muito positivo. “Aqui recebemos orientação e ao longo de 15 anos de atendimento fomos aprendendo a lidar com o autismo”, disse. Regina Ramos, de 41 anos, mãe de um adolescente com TEA de 14 anos, compartilha da mesma opinião. “Meu filho passou a se comunicar melhor e a formar frases completas”, afirmou.

 A cerimônia foi marcada por uma homenagem aos funcionários que atuam no Cema, assim como a Celina Marcon, profissional que ajudou a idealizar o programa, em 1993. Houve distribuição de presentes, doados por vários colaboradores. Estiveram no evento, Nair Gentil Facco, presidente da Atapil, a assessora executiva da Secretaria de Saúde, Sílvia Helena Della Riva, além de diretores da pasta. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários