Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de dezembro de 2017

Compartilhe

 17 motociclistas morreram só no último ano na cidade em ocorrências de trânsito

 Com foco nos motociclistas de Limeira, a Secretaria de Mobilidade e o sistema 192 Smart, que agiliza o resgate a vítimas de acidentes e capta dados para prevenção de ocorrências de trânsito, colocam nas ruas da cidade a partir de segunda-feira (18), uma importante campanha de prevenção. A intensificação das campanhas de prevenção a acidentes de trânsito é uma determinação do prefeito Mario Botion.

 A primeira ação será na avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva com a via Antônio Cruãnes Filho, a partir das 8h30 e as principais atividades de intervenção acontecem às 10h. Serão posicionados capacetes brancos em pontos do município com alta incidência de ocorrências, inclusive com mortes, para alertar os motociclistas limeirenses sobre os riscos da imprudência. A campanha tem parceria do Núcleo de Ensino em Urgências do SAMU da cidade.
 No total, 17 capacetes pintados de branco serão exibidos com faixas alertando para a questão da imprudência sobre duas rodas. O número de capacetes reflete as estatísticas: 17 motociclistas morreram só no último ano na cidade em ocorrências de trânsito. O dado é ainda mais impressionante quando comparado à população: são 6 mortes por 100 mil habitantes. No Brasil, o trânsito mata 957% mais do que a dengue.

 De acordo com o Boletim Estatístico da Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro obrigatório DPVAT, os motociclistas são as principais vítimas fatais no trânsito brasileiro. Os dados são reforçados por um mapeamento realizado pela utilização do aplicativo 192 Smart na cidade, que o adotou como projeto-piloto, no município, em setembro. “A tecnologia é uma grande aliada para melhorar o acesso a serviços com alta demanda, como o SAMU”, diz a médica Adriana Mallet, uma das envolvidas no desenvolvimento do aplicativo. “O 192 Smart nasceu para agilizar o atendimento, mas nossa verdadeira missão é prevenir novas ocorrências e mortes no trânsito ao mapear locais de risco e promover campanhas direcionadas”, citou.

 Entre os endereços que receberão a ação estão: rua Tiradentes x rua Dep. Otavio Lopes; via Francisco D’Andrea x avenida Araras; rua Armindo Tank x rua Atílio Bortolan; via Guilherme Dibbern x rua Paulo Dibbern. Os locais foram mapeados a partir do tratamento de dados Infosiga SP, SAMU Limeira e da utilização do aplicativo 192 Smart.

APLICATIVO

 Desenvolvido pela startup brasileira SAS Smart, o aplicativo 192 Smart usa a tecnologia embutida em smartphones para detectar colisões e informar automaticamente os serviços de emergência. Ao baixar gratuitamente o aplicativo, o usuário cadastra seus dados médicos, que, no caso de uma ocorrência, são enviados para a Central de Regulação do SAMU, agilizando o resgate.

 O app ainda faz uma chamada em viva voz para que o acidentado possa se comunicar diretamente com o SAMU. O serviço de resgate recebe a localização precisa do acidente, informação crucial para agilizar a resposta.

Com um botão para chamada de socorro, o usuário pode ainda acionar o atendimento ao presenciar um acidente, mesmo não estando envolvido. Nesse caso, o SAMU recebe a localização e o nome do solicitante.

 O uso da tecnologia reduz a incidência de trotes e abre caminho para um atendimento mais focado em salvar vidas, qualificando os chamados. O 192 Smart está disponível gratuitamente e totalmente integrado ao SAMU de Limeira desde setembro, atualmente com uma base de quase 5 mil usuários ativos na cidade. “Convidamos a população a aderir ao 192 Smart. Na prática, além de estar sendo cuidado, você ainda estará ajudando a prevenir novas ocorrências”, completa Adriana.

 O 192 Smart pode ser baixado nos sistemas operacionais Android e iOS. Rodando em segundo plano, sem necessidade de interação do usuário, o app monitora as vias ao reunir dados que podem ser usados pela gestão pública para planejar ações preventivas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários