Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Primeira etapa, iniciada em setembro, registrou 22.726 árvores

 O Censo Arbóreo executado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, já mapeou 34,85% da área urbana do município. A primeira etapa, iniciada em setembro, registrou 22.726 árvores. Os dados foram coletados por alunos da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, instituição que atua como parceira do projeto.

 Para realizar o diagnóstico, a cidade foi dividida em quatro áreas. Até o momento, o mapeamento incluiu bairros como Ouro Verde, Olga Veroni, Anavec, Nossa Senhora das Dores, Vila Cláudia e Centro. Entre as espécies mais encontradas nessas regiões, estão o Ligustro (Ligustrum lucidum), Pata de Vaca (Bauhinia variegata) e Falsa Murta (Murraya paniculata) que correspondem a aproximadamente 38% das árvores inventariadas.

 Segundo o secretário da pasta, Paulo Trigo, a partir desta primeira amostragem será possível direcionar as ações de planejamento da arborização urbana. “O levantamento apontou a presença de pragas, afloramento de raiz, entre outros parâmetros que permitem conhecer as demandas de cada região da cidade”, salientou. Esses dados, no entanto, só serão tabulados após a conclusão do projeto.

 Trigo informou, ainda, que a segunda etapa do Censo Arbóreo está em andamento, com processo de seleção de novos estagiários. A previsão é que os trabalhos de campo sejam retomados em fevereiro de 2018. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários