Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 26 de dezembro de 2017

Compartilhe

 Elaborado em conjunto com parceiros e comunidade, documento reúne propostas de desenvolvimento educacional, empreendedorismo e sustentabilidade

 Com o objetivo de levar às pessoas planos de desenvolvimento educacional, empreendedorismo e sustentabilidade, o Senac Limeira realizou no dia 15 de dezembro, o evento de lançamento de seu Projeto Político Pedagógico. Na ocasião, estiveram presentes alunos, corpo educacional, parceiros e representantes da comunidade local. Construído e elaborado conforme diretrizes do Modelo Pedagógico Senac, documento norteará as ações que serão praticadas em 2018, 2019 e 2020.

 Segundo Mário Reis, gerente da unidade, o Projeto Político Pedagógico  indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. “Precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota, e flexível o bastante para se adaptar às mudanças e transformações do mundo ou do local que está inserido”, explica.

 Com tantas informações relevantes, esse documento é uma ferramenta de planejamento e aprimoramento da prática educacional, que toda comunidade escolar deve consultar a cada tomada de decisão. “Ele se torna um material vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo”, esclarece o gerente.

 Para produção do material, Alexandra Nicolau, responsável pela estruturação do Projeto Político Pedagógico, bem como a cartilha do projeto, convidou, desde a primeira reunião, em março de 2016, alunos, entidades, parceiros e representantes de bairros para participar do processo. “No decorrer de cada encontro, nosso objetivo foi entender algumas questões, como: onde estamos, quem somos, o que queremos e como faremos para alcançar a educação que desejamos no Senac para o futuro”, comenta.

 A abertura às diferentes opiniões e a integração promovida nos encontros foram importantíssimas para definir os cinco pilares que compõem o Projeto Político Pedagógico do Senac Limeira:

 Projeto de Vida: Caminhos e Possibilidades estimula o empreendedorismo individual, possibilitando o autoconhecimento, autovalorização, desenvolvimento pessoal, profissional e humano. Aluno como protagonista da sua história.

 Projeto de Inclusão Digital capacita pessoas da comunidade escolar que não tenham noções de informática para a criação de e-mail, acesso ao Portal Senac e ferramentas Office. As oficinas serão desenvolvidas pelos docentes da área de tecnologia da informação. Os interessados não precisam estar vinculados a um curso.

 Projeto Cultura de Paz promove ações de solidariedade e eventos coletivos, colaborativos e transformadores, envolvendo pessoas e organizações para serem multiplicadores do tema.

 Projeto Escola da Casa valoriza, motiva e estimula a comunidade escolar (familiares de funcionários e alunos) a desenvolver o empreendedorismo, por meio do acesso e desenvolvimento das ferramentas de gestão e negócio. Finalidade é que a família use cada vez mais o espaço oferecido pelo Senac.

 Programa Sistema de Gestão Ambiental tem o objetivo de ampliar e promover ações socioambientais internas e externas, com a participação de toda comunidade escolar.

 Lilian Palermo, docente do programa Aprendizagem, comenta que o Projeto Político Pedagógico é a maneira que a instituição tem para aprimorar-se frente às novas necessidades dos alunos e da comunidade. Um projeto riquíssimo que estimula os envolvidos a fazer mais pelo outro e a criar uma rede de multiplicadores. “Tudo o que aprendo, levo para casa e divido com meus filhos”, destaca.

 De acordo com Fernando Porto, coordenador de desenvolvimento social do Senac Limeira, o objetivo da instituição é ultrapassar os muros da escola, divulgando essas iniciativas, para que as pessoas efetivamente participem delas. “O próximo passo agora é levar e aplicar essas ações também nas demais cidades que atendemos: Arthur Nogueira, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho e Iracemápolis”.

Atividades do evento

 Durante o evento de lançamento do Projeto Político Pedagógico, muitas atividades foram promovidas com os participantes. Algumas delas emocionaram os convidados e confirmaram a preocupação da instituição em envolver os estudantes nos processos. É o caso de Jéssica Luzia Peres Pereira, primeira aluna deficiente visual da unidade e também do Senac São Paulo a cursar o Técnico em Nutrição. Acompanhada da colega Elaine Cristina Souza de Lima, que tocou violão, ela cantou Era uma vez, de Kell Smith. Além de surpreender o público com uma bela voz, também falou do processo de superação e autonomia conquistada na cozinha.

 Os alunos do Técnico em Cozinha prepararam o almoço servido aos convidados: Baião de Dois, acompanhado de doce de banana e tapioca com leite condensado. Para Marina Caetano de Souza Luchine, que deixou Jundiaí para estudar em Limeira, o evento foi uma excelente oportunidade para colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula.

 Outra surpresa boa foi à participação de Francisca Félix da Silva Gomes, mais conhecida como Dona Chica. Com 69 anos, é uma das principais atuantes da Rede Social Limeira, considerado um Programa de Referência em Desenvolvimento Local no Estado de São Paulo. Ao longo de 10 anos de parceria com a unidade, ela já realizou diversos projetos sociais.

 “Ajudei muita gente ao longo da vida, mas somente quando o Senac me procurou para integrar e participar de suas ações sociais, me senti acolhida e forte o suficiente para continuar a luta”, conta. Atualmente, Dona Chica desenvolve o projeto Reciclando Sonhos que atende mulheres que estão em busca de oportunidades no mundo do trabalho.

 O grupo Canto, Som e Poesia entreteve os convidados com música raiz. Com quatro anos de criação, o projeto fundado pela líder comunitária Leonilda Defanti tem como objetivo levar alegria a quem precisa e ajudar pessoas que sofrem de depressão. Para Pedro Donato Alves, um dos integrantes, participar do lançamento do Projeto Político Pedagógico do Senac Limeira foi muito importante. “Os gestores e professores nos ensinam muito. Estamos sempre conversando e discutindo sobre o que fazer para melhorar a vida em sociedade”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários