Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 3 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Número de agentes será definido conforme a necessidade e a capacidade financeira da prefeitura

 A prefeitura de Rio Claro prepara edital de concurso público para a contratação de agentes de mobilidade urbana, popularmente conhecidos como agentes de trânsito. O município tem lei aprovada em 2010 que cria os cargos no quadro funcional da prefeitura, porém nunca foram feitas contratações. Agora, o governo municipal pretende utilizar o serviço desses profissionais para ajudar a disciplinar o trânsito e diminuir o número de acidentes na cidade.

 O assunto foi tema de reunião nesta quarta-feira (3) entre o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antônio Bellagamba; e o procurador geral Rodrigo Ragghiante. “Vamos definir o número de contratações conforme a necessidade e a capacidade financeira da prefeitura”, explica Ragghiante informando que o edital do concurso será publicado em breve.

 A lei estabelece que os agentes de trânsito têm a função de controlar e fiscalizar o trânsito nas ruas, realizar operações especiais nas vias públicas, advertir e aplicar autos de infração de trânsito quando necessário, entre outras atividades. “É preciso disciplinar o trânsito de Rio Claro porque há um desrespeito muito grande às leis, fato comprovado pelo alto número de acidentes. Conseguimos baixar os índices de violência e queremos também diminuir o de acidentes de trânsito”, afirma Juninho da Padaria. “Os investimentos no trânsito são também preservação de vidas”, acrescenta.

 A prefeitura realizou no ano passado 2.600 intervenções de trânsito para melhorar o tráfego. O foco agora é diminuir os acidentes com vítimas na cidade que registra uma média de três sinistros por dia. Para isso, o município pretende investir em ações educativas e orientativas. “Estudos comprovam que a educação reduz significativamente o número de acidentes de trânsito”, informa Bellagamba destacando que Rio Claro é uma cidade atípica porque tem uma grande quantidade de veículos, quase um carro para cada habitante, o que aumenta as chances de acidentes.

 “Além da perda de vidas, os acidentes de trânsito têm um impacto financeiro muito grande em outras áreas, principalmente no setor de saúde com o custeio do tratamento de traumas e sequelas dos acidentados”, comenta Bellagamba. De acordo com ele, a contratação dos agentes também vai desafogar a Guarda Civil Municipal (GCM) que poderá diminuir a atuação no trânsito e dispor mais homens para fazer rondas e patrulhamentos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Foto: Reprodução/ilustração


Compartilhe

Comentários

comentários