Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 10 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (10) em Limeira

 O prefeito Mario Botion empossou no final da manhã desta quarta-feira (10) os membros de dois conselhos do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML). A solenidade aconteceu na sala de reuniões do gabinete do Edifício Prada. O superintendente do IPML, Edilson Merli, o vice-prefeito, Julio C. Pereira dos Santos, além de secretários municipais acompanharam o ato.

 Tomaram posse os sete membros do Conselho de Administração (veja relação abaixo) e também os quatros membros do Conselho Fiscal (veja relação abaixo). Em ambos os casos, o mandato dos conselheiros será de três anos.

 Segundo Merli, o Conselho de Administração é o órgão máximo do IPML. Entre as atribuições dos sete conselheiros estão adotar decisões técnicas e também promover a discussão e aprovação de políticas de investimentos estabelecidas pelo comitê de investimentos e pela diretoria executiva do IPML. Já o Conselho Fiscal cumpre a tarefa de controle interno do instituto, como o de fiscalização dos atos da diretoria e do Conselho de Administração.

 Durante discurso, Merli mencionou que o IPML mantém atualmente 1023 aposentados e 349 pensionistas. O custo mensal com a folha de pagamento é de aproximadamente R$ 5 milhões. “Para manter esta folha em dia e o que vem pelo futuro, precisamos continuar com um regime de previdência de caráter contributivo e solidário”, afirma o superintendente do IPML. Para tanto, prossegue ele, é necessário que continue ocorrendo uma “justa e suportável contribuição do município, dos servidores efetivos ativos, dos inativos e pensionistas, sem o qual não há RPPS (regime próprio de previdência social) que sobreviva”.

 Merli destacou a importância dos conselheiros no tocante à questão da luta pelo equilíbrio atuarial e financeiro das contas do instituto. Para ele, esses são componentes fundamentais para garantir a existência e a manutenção de um “sólido regime próprio de previdência social no município”.

AÇÕES

 Na atual gestão, que está completando um ano, a diretoria executiva vem adotando inúmeras medidas para modernizar, fortalecer a independência e manter o equilíbrio do IPML. Merli menciou as ações realizadas. Dentre as quais, estão a futura contratação de empresa especializada em serviços técnicos de modernização e gestão pública; processo para locação de novo prédio para o IPML; criação de protocolo próprio no IPML; criação de um site institucional para o instituto e também o início de recadastramento dos inativos (aposentados e pensionistas).

 O prefeito Mario Botion fez elogios a gestão do IPML que assumiu no início de seu governo, em janeiro de 2017. Ele destacou a responsabilidade dos conselheiros que estão tomando posse e defendeu a independência cada vez maior do IPML. Citou, por exemplo, a proposta de perícias médicas passarem a ser feitas diretamente pelo instituto e a locação de um novo prédio. “O espaço permitirá um trabalho melhor da diretoria, funcionários e dos conselheiros. Mas fundamentalmente garantirá um atendimento melhor para os segurados e também aos servidores ativos”, frisa.

Para Botion, o instituto e os conselheiros devem continuar balizando suas decisões em aspectos absolutamente técnicos.

Representantes do Conselho de Administração

Secretaria de Administração

Titular: Gislaine Dias Ramos Cordelina

Secretaria da Fazenda

Titular: Maurício Augusto Zucaratto

Secretaria de Gestão Estratégica

Titular: Tatiana Cristina Henrique Conceição

Ceprosom

Titular: Simone Nogueira Reatto Ponzo

Poder Legislativo

Titular: Marcus Antonio Bertocco Junior

Segurados

Titular: Douglas Willian Sebok

Inativos

Titular: Marta Verginia Espadon

Representantes do Conselho Fiscal

Funcionários Efetivos do Executivo

Titular: Rafael Botteon

Poder Legislativo

Titular: Ingrid Scarpari Tinelli

Funcionários Efetivos do Executivo (eleito por voto)

Titular: Silvana Aparecida Ricardo Arado

Servidores Inativos

Titular: Tikara Okawada (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários