Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 12 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Trabalho aborda o Horto Linear Urbano

 O Programa de Arborização Urbana realizado desde o início de 2017, pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, é objeto de estudo em artigo acadêmico, elaborado pela aluna Kayomi Nakao, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos (SP).

O trabalho aborda o Horto Linear Urbano, onde foi feito o plantio de quase 300 mudas de diferentes espécies nativas ao longo do Anel Viário – entre a rotatória da Pedra (próxima ao campus da FCA/Unicamp) e a rotatória localizada na saída para Cordeirópolis. O estudo também apresenta a importância das espécies nativas na arborização urbana, bem como a listagem de árvores adequadas para o plantio em vias públicas, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, sob orientação de renomados especialistas na área e posteriormente aprovada pelo Conselho de Defesa do Meio Ambienta (COMDEMA).

Outro ponto destacado na pesquisa é Censo Arbóreo de Limeira, projeto realizado pela pasta, em parceria com a Unicamp, com objetivo de fazer um levantamento sobre as árvores existentes na área urbana do município e o planejamento das ações futuras nesta área. O artigo também fala sobre a iniciativa da Secretaria de utilizar os resíduos de poda urbana triturada para a preparação do solo das novas mudas plantadas, dando uma destinação sustentável para este material orgânico. “Ficamos felizes em saber que as ações implantadas em Limeira para proporcionar um melhor equilíbrio ambiental ao município estão sendo utilizadas como objeto de estudo na área acadêmica”, disse o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários