Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 13 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (12) no município de Leme

 A cidade de Limeira estará entre as beneficiadas pelo projeto Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito Mario Botion esteve no município de Leme com o ministro Gilberto Kassab e também com prefeitos de outras cidades da região para participar da apresentação do programa do governo federal. Por meio de antenas que serão instaladas através do projeto, o serviço de banda larga será oferecido para a população a custos menores e voltado para os bairros onde atualmente não há nenhuma disponibilidade técnica de acesso à internet.

 De acordo com o prefeito Mario Botion, o acesso à internet se tornou uma das ferramentas essenciais de inclusão na sociedade. “Além da troca de informações, a rede pode se tornar uma grande aliada na formação pessoal e profissional do indivíduo. Esse projeto certamente trará benefícios, porque o acesso à internet poderá ser ampliado nos locais onde nenhum serviço chega atualmente e com preços mais acessíveis para os moradores dessas áreas”, destacou.

 O prefeito ressaltou ainda que o projeto poderá trazer benefícios principalmente para os moradores da zona rural, onde o acesso à internet é bastante precário e quase inexistente. “Além de um custo menor, os agricultores poderão contratar um plano de internet que certamente trará grandes benefícios para a agricultura local.”

 De acordo com o MCTI, a intenção é que o programa Internet para Todos amplie o acesso à internet, a princípio, em aproximadamente 300 municípios. A conexão à internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. O SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no país. Lançado ao espaço em maio deste ano, é o primeiro equipamento brasileiro de uso civil e militar.

 O secretário de Comunicação, Antonio Peres, explicou que o município ficará responsável por indicar as localidades onde não existe cobertura de internet na cidade. “A responsabilidade para a instalação da antena será do governo federal. Caberá a prefeitura somente indicar o terreno e a região onde existem manchas não cobertas por banda larga no município”, diz. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários