Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 27 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Médicos alertam que não precisa haver desespero

 O Notícia de Limeira, preparou uma reportagem, para que as pessoas possam sanar suas dúvidas (que ainda são muitas), sobre a febre amarela. Especialistas foram entrevistados pela nossa reportagem e explicaram tudo sobre a doença. Muito falada nos últimos dias, a febre amarela vem se tornando uma epidemia em algumas cidades do Brasil e causando desespero na população.

 Em Limeira, a Dr. Milena Grotta, proprietária de uma clínica de vacinação de Limeira, explicou sobre a doença. “A partir de 9 meses, até 60 anos, as pessoas podem tomar a vacina. Em Limeira, nós não temos casos e as pessoas só devem se vacinar, se forem viajar para áreas consideradas de risco.”

 A febre amarela, já afeta diversos municípios do estado de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Podendo ter causas graves, a doença causa sintomas muitos parecidos com a dengue, onde deve começar a aparecer os sintomas de 3 a 15 dias após a picada do mosquito. “Após os primeiros sintomas (febre, vômito e dores no corpo), a pessoa pode ou não passar para a segunda fase da doença depois de dias, que são causas mais graves, podendo dar alteração no fígado.”, disse Milena.

 Os estoques da clínica, se esgotaram em dias. “Nós compramos um estoque maior, porém assim que foi anunciado sobre a doença, nosso estoque se encerrou em 15 dias e não há previsão para recebermos novas doses.”, finalizou.

 Sobre as contraindicações, o Dr. Sérgio Peçanha, também explicou. “Pessoas que tenham doenças crônicas, que tomam imunossupressores e corticoides, pessoas que tenham alergia a ovo, pois a vacina é ‘fabricada’ na clara do ovo, grávidas e pessoas que estejam amamentando, pois a criança pode ser afetada pelo vírus, não devem tomar a vacina.”

 Nossa reportagem também procurou pela Prefeitura de Limeira, que por meio de nota disse que a secretaria de Saúde informou que Limeira não está em campanha de vacinação contra a febre amarela. Assim, a pasta adotou um cronograma para aplicação da vacina nos munícipes que irão viajar para locais de risco e moradores da área rural. A vacinação no município acontece às segundas, quartas e sexta-feiras, das 7h às 11h.

 Nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017) e durante os 19 dias de janeiro de 2018, a cidade não registrou casos de febre amarela e nem mortes pela doença em Limeira. De dezembro de 2017 a janeiro de 2018 houve um aumento de aproximadamente 400% na vacinação.

  A secretaria não soube precisar o número de pessoas imunizadas em Limeira, porém afirmou que o município, pelo menos nos últimos 30 anos, promove a vacinação contra a febre amarela de forma regular. (Cauê Pixitelli)


Compartilhe

Comentários

comentários