Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 28 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Combate ao mosquito teve uma força-tarefa envolvendo diretamente três setores do município no trabalho de campo

 Durou aproximadamente seis horas um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue realizado pela Prefeitura de Limeira durante a manhã e início da tarde deste sábado (27). A ação mobilizou 180 servidores de sete secretarias municipais e teve um resultado bastante significativo. “O trabalho foi bastante produtivo e positivo, principalmente pelo fato de encontrarmos uma população bastante receptiva à iniciativa”, afirma Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, chefe de Divisão de Vigilância de Zoonoses. A ação atingiu bairros como o Lago, Aeroporto, São Lourenço, Inocoop, Lago Azul, Odécio Degan e Lagoa Nova.

 “A ação é uma sequência ao trabalho que estamos realizando de forma efetiva desde o início do ano passado e que vem contribuindo para a redução do número de casos de dengue e de outras doenças transmitidas pela picada do mosquito”, diz o prefeito Mario Botion, que deu a largada ao trabalho dos agentes e demais técnicos de outras secretarias, logo às 7h30 deste sábado. Ele conversou com as equipes um pouco antes do início dos trabalhos. O mutirão realizado neste sábado teve parceria com uma emissora de TV, que divulgou em seus canais o trabalho realizado em Limeira.

 O combate ao mosquito teve uma força-tarefa envolvendo diretamente três setores do município no trabalho de campo. O Centro de Controle de Zoonoses, que está vinculado a Diretoria de Vigilância à Saúde mobilizou uma equipe de rua formado de 53 agentes do setor e também agentes comunitários de Saúde. O grupo realizou visitação em 1.597 imóveis. Segundo Pedrina, as larvas do Aedes Aegypti encontradas foram eliminadas, mas na grande parte das propriedades a situação estava normalizada. “Nos dois casos, os moradores recebem orientações”, afirma.

 Já duas equipes comandadas pelo diretor de Vigilância à Saúde (Visa), Alexandre Ferrari, realizaram vistorias em imóveis, algumas delas de forma compulsória a partir de ordem judiial. Foram seis no total – em duas delas, a medida foi tomada por recusa anterior de moradores. Numa das propriedades em que houve a necessidade de entrada compulsória foi necessária uma limpeza de grande vulto. Nessa propriedade, foram retirados seis caminhões de lixo. O proprietário receberá autuações e multas.

 O setor de Divisão de Fiscalização de Postura está mobilizado para o mutirão desde a última quinta-feira. “Realizamos inúmeras autuações de proprietários que apresentavam material inadequado e que podem servir de criadouros do mosquito”, conta Antonio Carlos Donatti Junior. Um balanço completo sobre o mutirão será fechado em divulgado nesta segunda-feira, dia 29.

 Desde janeiro de 2017, a atual administração de Limeira vem tratando a questão do combate à dengue e as demais arboviroses com muito rigor. O prefeito Mario Botion vem determinando que as equipes de combate e prevenção fiquem mobilizadas o tempo todo com ações como a realizada hoje. As ações acabaram resultando na redução de 83% nos casos de dengue do município em 2017 quando comparado com 2016.

 As campanhas de combate e também publicitárias estão ocorrendo de forma ostensiva. O principal objetivo vem sendo o de manter a população mobilizada o tempo todo para fazer a sua parte nos cuidados para se evitar a presença do mosquito. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários