Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 29 de janeiro de 2018

Compartilhe

 Todas as atividades são fruto de compensações ambientais e não geram despesas extras ao município

 Um balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura mostra que, desde janeiro de 2017, quase duas mil mudas de espécies nativas e frutíferas foram plantadas pela Prefeitura na área urbana do município. Ao todo, foram realizados 1.982 plantios, sendo 1.156 em calçadas e 826 em canteiros centrais, rotatórias e áreas verdes. O secretário da pasta, Paulo Trigo explica que as ações contribuem para a formação de corredores ecológicos em área urbana, atraindo a avifauna. “A atual gestão tem se empenhado nas atividades de plantio em áreas livres e viárias. O objetivo é criar espaços de grande potencial de arborização, trazendo benefícios ao ambiente e à população, como ampliação da biodiversidade, redução da poluição atmosférica e sonora, melhora da umidade relativa do ar, embelezamento à paisagem urbana, valorização imobiliária, entre outros”, destaca o secretário.

 Os números também demonstram o comprometimento do atual governo em relação à preservação do meio ambiente. Todas as atividades são fruto de compensações ambientais e não geram despesas extras ao município. “Essas iniciativas serão permanentes em nossa administração. Também colocamos em prática, desde o ano passado, a gestão participativa na arborização urbana. O trabalho valoriza o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e a valorização das árvores na área urbana”, reforça o prefeito Mario Botion.

 Nesse projeto, o munícipe tem a oportunidade de escolher, a partir de uma lista de espécies nativas, qual árvore será plantada na calçada em frente ao seu imóvel. A população também recebe orientações a respeito dos cuidados com a planta, como irrigação nas primeiras semanas e vigilância contra o vandalismo. “Nesse trabalho, as pessoas participam de maneira efetiva do processo de arborização urbana. O plantio de mudas é realizado em várias regiões do município. Logo no início da gestão elaboramos uma lista com todas as espécies, separadas em quatro categorias – calçadas sob fiação, sem fiação, canteiros centrais e áreas livres. Essa lista foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Meio Ambienta (COMDEMA) e norteia todos os nossos plantios”, ressalta Paulo Trigo. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários