Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 2 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Espécie foi plantada ontem no Horto Linear Urbano, localizado ao longo do Anel Viário

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, recebeu na quarta-feira (31) a doação de uma muda de Chrysophyllum imperiale, popularmente conhecida como “Árvore do Imperador”, uma espécia rara da família Sapotaceae, nativa da América do Sul e ameaçada de extinção. A doação foi feita por Lucas Beraldo. “É muito gratificante contribuir com o Meio Ambiente, além de homenagear o nascimento de um filho estamos contribuindo para com a sociedade como num todo”, disse Beraldo.

A espécie foi plantada, ontem (01/02), no Horto Linear Urbano, localizado ao longo do Anel Viário – entre a rotatória da Pedra (próxima ao campus da FCA/Unicamp) e a rotatória na saída para Cordeirópolis. “O exemplar agora integra a coleção de quase 350 espécies de árvores nativas das quais 250 já foram plantadas nesse espaço”, destacou Paulo Trigo.

O secretário reforçou, ainda, que a população pode contribuir com o projeto do Horto Linear Urbano. Quem tiver uma árvore de espécie nativa rara ou pouco conhecida e quiser doá-la deve entrar em contato o Departamento de Licenciamento e Fiscalização, pelos telefones 3442-9628 e/ou 3444-1747. Os técnicos da secretaria irão verificar se a muda poderá ser plantada e passarão mais orientações sobre o assunto.

Conheça mais sobre a “Árvore do Imperador”

A espécie era apreciada pelo Imperador D. Pedro I, e igualmente pelo seu filho, D. Pedro II, que enviou mudas para vários jardins botânicos do mundo. Durante o segundo Império já era rara, devido a busca pela sua madeira para construção de navios, e se tornou mais rara ainda após o final do Império. Desconfia-se até que republicanos tenham eliminado exemplares em jardins botânicos pelo fato do seu nome ser associado ao Imperador.

Até poucos anos atrás, no início de século XXI, existiam apenas alguns exemplares conhecidos, todos cultivados, e a maioria fora do Brasil, em países como Portugal, Austrália, Argentina, Bélgica e na Itália. Um exemplar desta árvore está presente nos jardins do Museu Imperial, em Petrópolis, RJ. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários