Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 14 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Foram distribuídos 21.600 preservativos, além de folhetos informativos sobre o tema

 O Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) realizou um intenso trabalho de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval. Foram distribuídos 21.600 preservativos, além de folhetos informativos sobre o tema.

 Os trabalhos começaram no Baile de Carnaval da Terceira Idade, no dia 7, no Gran São João. No dia seguinte (8), as atividades giraram em torno do programa Prosser (Profissionais do Sexo Seguro). Na sexta-feira de Carnaval (9), o departamento ficou aberto das 19h às 22h, ocasião em que 25 pessoas fizeram testes rápidos de ISTs.

 Nos dias 10, 11 e 12, profissionais do Semil acompanharam todo o calendário de eventos da prefeitura, incluindo a programação no Parque Cidade. Das 20h à 0h, eles também marcaram presença em bailes noturnos organizados por clubes e bares da cidade.

 A gerente do Semil, Melissa Gachet Sugshi, avaliou positivamente o resultado das ações preventivas. “Fomos bem recebidos pela população e pudemos orientar sobre a importância do uso de preservativos”, disse.

 Em caso de relação desprotegida durante o Carnaval, Melissa orienta que o munícipe procure o Semil para realizar o teste de ISTs. Caso a exposição sexual desprotegida tenha ocorrido a menos 72 horas, é necessário fazer o PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV). Trata-se de uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, incluindo a relação sexual sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha.

 Melissa enfatizou que o Semil é o serviço de referência do município para ISTs e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, na Rua Sergipe, 906 – Vila Cláudia. Os exames devem ser agendados pelo telefone 3442-4796. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários