Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Projeto que prevê treinamento em primeiros socorros nas escolas é aprovado na Câmara

 Em uma noite de muita comoção, nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, a Câmara Municipal de Limeira foi a primeira instituição a aprovar a Lei Lucas, apelido dado a projetos que instituem a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros a funcionários de escolas. Em Limeira, ela tomou a forma do Projeto de Lei Nº 276/2017, apresentado pela vereadora Erika Tank (PR), idealizado após a morte do menino Lucas Begalli Zamora por engasgamento.

 Lucas participava de uma excursão à Fazenda Ibicaba, na vizinha Cordeirópolis, e se engasgou com um lanche. Segundo Alessandra Begalli Zamora, mãe de Lucas, não havia ninguém que tivesse conhecimentos em primeiros socorros no local para socorrer o menino, uma ambulância foi chamada, mas infelizmente a criança faleceu alguns dias depois em decorrência de sequelas do acidente.

 Como forma de prevenir que outras fatalidades como essa voltem a acontecer, a vereadora Erika Tank apresentou o PL 276/2017. “A intenção era garantir que outras famílias não passassem pelo que a família da Alessandra passou”.

 Segundo o texto, professores e funcionários de toda a rede de ensino do município deverão ter orientação e educação continuada para exercer os primeiros socorros sempre que houver necessidade de um atendimento prévio e imediato. Os alunos também serão ensinados a lidar com situações de emergência que exijam intervenções rápidas.

 Ao defender o projeto, Erika citou o próprio pai, que em uma rua da cidade, ao ver uma criança engasgada com uma bala, fez o procedimento de desengasgo e a salvou. “Naquele momento vi meu pai como um herói porque ele fez a diferença na vida de uma criança. É isso que eu quero com esse projeto, que possamos dar também, tanto nas escolas públicas como particulares, condições para que os funcionários possam fazer a diferença em uma situação crítica”.

 Para finalizar, Erika se dirigiu à mãe de Lucas, que estava na plateia: “Quero que você, Alessandra, receba esse projeto, com a aprovação de todos os vereadores dessa casa, como um reconhecimento do seu trabalho, da sua força e da sua luta. Limeira entrega a você a primeira Lei Lucas, de muitas que virão”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários