Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 24 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Espécie rara no Brasil é considerada sagrada por muitos povos em razão dos seus frutos que são fonte de alimento e da grande quantidade de água que ela armazena

 A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira recebeu nesta semana uma muda de “Adansonia digitata”, conhecida como Baobá. A doação foi feita pelo produtor limeirense Vicente Guerreiro, que desenvolveu a técnica de enxerto em Baobás inédita no país. O procedimento é feito a partir da união do tecido de duas plantas. De acordo com Guerreiro, o enxerto do Baobá foi feito com uma planta adulta de 45 anos e porta-enxerto (ou “cavalo”) de 3 anos. “O plantio foi realizado utilizando areia e substrato para melhor adaptação da muda, simulando o solo de origem da espécie”, explicou o produtor.

A espécie rara no Brasil é considerada sagrada por muitos povos em razão dos seus frutos que são fonte de alimento e da grande quantidade de água que ela armazena. O secretário da pasta, Paulo Trigo, destacou a importância deste plantio. “Não temos registro de Baobás plantados em áreas públicas da nossa cidade. Creio que este seja o primeiro, o que contribuirá ainda mais para o aumento de nossa biodiversidade.”

Quem tiver uma árvore de espécie nativa rara ou pouco conhecida e quiser doá-la para a Prefeitura deve entrar em contato o Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, pelos telefones 3442-9628 ou 3444-1747 para obter mais informações sobre o projeto. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários