Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 28 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Alunos receberam informações sobre a nova legislação de arborização

 Os estagiários que atuarão na segunda etapa do censo arbóreo de Limeira participaram de treinamento hoje (27) e ontem (26). Os alunos receberam informações sobre a nova legislação de arborização que disciplina o corte e a poda de árvores no município, planejamento e boas práticas de manejo, e critérios de arborização. A capacitação foi ministrada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

 Durante a primeira etapa do censo, que ocorreu em setembro, foi mapeada toda a área central e alguns bairros, totalizando 34,85% da área urbana. Foram identificadas 22.726 árvores. Entre as espécies mais encontradas até o momento, estão o Ligustro (Ligustrum lucidum), Pata de Vaca (Bauhinia variegata) e Falsa Murta (Murraya paniculata) que correspondem a aproximadamente 38% das árvores inventariadas.

 O secretário Paulo Trigo ressalta que para planejar de forma eficiente a arborização urbana, é necessário avaliar a situação das árvores já existentes no município. O primeiro censo arbóreo foi realizado em 2008, e identificou quase 60 mil árvores. Trigo ressalta que agora além dos dados quantitativos serão coletados dados qualitativos. “Vamos identificar as espécies, porte, condições fitossanitárias das árvores e possíveis conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica”, disse. Essas informações serão cadastradas em um aplicativo para smartphones, que foi desenvolvido pelo departamento de Educação Ambiental. O software também permite cadastrar cada árvore com suas coordenadas geográficas capturadas por GPS. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários